Luzia Lacerda comanda a atração que vai ouvir líderes de todos os cultos, em prol da tolerância
O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, foi o convidado de estreia do Programa Expo Religião, lançado nesta segunda-feira (12), pela TV Alerj. Sob o comando da jornalista Luzia Lacerda, a atração vai ouvir lideranças religiosas de diversos cultos, abordando temas que transcendem as denominações e promovem o diálogo e a tolerância. Na entrevista, Dom Orani falou sobre os desafios de se adaptar ao novo normal imposto pela pandemia da covid-19 e destacou passagens de sua trajetória.
"A pandemia nos trouxe muitas preocupações e dores, mas também iniciativas criativas que nos ajudam. Toda semana, debatemos assuntos importantes com representantes de várias religiões. Aprendemos a fazer lives, que chegam a muitas pessoas, disseminando as ideias para um público maior", contou o Cardeal, que adaptou as reuniões do grupo "Diálogo e Paz" para o ambiente virtual.
Nascido em São Paulo, a vocação religiosa de Dom Orani se manifestou ainda na juventude, por volta dos 16 anos. "No início, a vocação não foi muito aceita pela família, porque eu era o filho caçula e naquele tempo, era comum o mais novo ficar em casa, cuidando dos pais. Mas, depois, aceitaram", lembrou.
Dom Orani contou também sobre sua experiência com o Sírio de Nazaré, quando foi arcebispo de Belém, no Pará. Ele chegou ao Rio em 2009. Onde adotou o hábito de ir às ruas distribuir comida, agasalhos e conversar com os mais necessitados. A prática teve que ser interrompida durante a pandemia, por ele fazer parte do grupo de risco para o coronavírus.
"Aqui no Rio, as necessidades são muitas e dói o coração de ver tantos precisando e não poder ajudar mais. Ver as pessoas nas ruas e não resolver todas as questões é doloroso”, contou o cardeal.
O cardeal falou sobre a criação da primeira comissão de juristas inter-religiosos pela arquidiocese. "Aqui no Rio, é muito mais ampla essa caminhada. Há várias religiões e cada uma tem sua própria doutrina, mas existem questões comuns e fico muito feliz em ver que essas preocupações nos ajudam a estar juntos. E assim vão nascendo novas iniciativas e belas realizações. Nestes tempos de dores e sofrimento, temos que construir e ser a ponte para fazermos o bem", concluiu.
Luzia ressaltou que a informação é o principal ingrediente para a desconstrução da intolerância e da ignorância. Trazer esse entendimento é o foco do programa.
"Primeiro, iremos apresentar as lideranças religiosas e, depois, as histórias das religiões. Os próximos entrevistados serão o presidente do Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa (CONEPLIR), Paulo Maltz, que é também responsável pelo diálogo inter-religioso da Federação Israelita do Rio de Janeiro (FIERJ). Em seguida, a ialorixá Mãe Meninazinha de Oxum, integrante do movimento Libertar o Sagrado, que conseguiu a transferência de peças de culto de matriz africana para do Museu da Polícia Civil para o Museu da República", adianta a apresentadora.
Por: Carol Silva
Fonte: http://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/51007

.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários