Já tem efeitos na política fluminense a definição de Lula de apoiar Marcelo Freixo (PSB) na eleição para o governo do Rio. O PSD de Eduardo Paes e o PDT de Ciro Gomes estão perto de fechar um acordo para as eleições no estado, com potencial até para se transformar num apoio de Paes a Ciro na eleição presidencial. A informação é de Malu Gaspar, de O GLOBO.
O prefeito do Rio e o candidato do PDT à presidência da República vão se reunir na próxima quarta-feira (2), no Rio, em um encontro do qual participarão também o presidente do PDT, Carlos Lupi e os pré-candidatos ao governo dos dois partidos: o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Paes ainda convidou Ciro para falar na reunião com seu secretariado marcada para o domingo seguinte (6).
O encontro deve selar um acordo para que Santa Cruz e Neves sigam juntos nas eleições, com um disputando o governo estadual e o outro, o Senado. Quem vai estar em qual posição ainda não se sabe. Segundo Paes, isso será definido mais tarde.
O prefeito não descarta discutir apoio a Ciro Gomes em 2022. Mas só se o PSD não tiver candidato. Por enquanto, o partido vem mantendo a pré-candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, à presidência da República.
Nos últimos meses, Paes manteve diálogo frequente com Lula e com lideranças petistas como o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, o deputado estadual André Ceciliano.
Lá atrás, especulou-se que Paes poderia até deixar a prefeitura para tentar o governo, o que ele sempre negou. Mais recentemente, o prefeito chegou a sugerir que Ceciliano se filiasse ao PSD e saísse candidato ao governo, apoiando Lula para a presidência.
O ensaio de candidatura de Ceciliano causou estresse com Marcelo Freixo e serviu para pressionar o PSB a aceitar o acordo com o PT em São Paulo, local onde a formação da chapa vem travando a articulação para que Geraldo Alckmin se filie ao PSB e se torne candidato a vice na chapa de Lula.
Até mesmo Rodrigo Neves, que já foi do PT, chegou a ser lembrado como alguém que o PT poderia apoiar, caso a aliança com o PSB não fosse adiante.
Nos últimos dias, porém, Lula vem dizendo claramente que seu candidato no Rio será mesmo Freixo, o que reduz a margem de manobra política de Paes.
Na última pesquisa de intenção de voto para o governo do estado realizada pelo instituto Quaest, Freixo lidera com 25% neste caso, contra 16% para o atual governador, Cláudio Castro (PL). Nesse levantamento, Rodrigo Neves teve 7% e Felipe Santa Cruz, 3%.
Fonte: https://www.agendadopoder.com.br/politica/apoio-do-pt-a-freixo-faz-paes-se-aproximar-de-ciro-gomes-pdt-e-abre-a-possibilidade-de-chapa-juntando-rodrigo-neves-e-felipe-santa-cruz/
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários