Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinar a portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN), o tema viralizou nas redes sociais. Surgiram muitas dúvidas e polemicas em vários municípios, dentre eles, Apiacá/ES. Em contato com o vereador Diego, repassamos as principais perguntas dos internautas apiacaenses. Prontamente se colocou a disposição em responder.
Perguntas enviadas por internautas das redes sociais. Vereador Diego do Betinho responde:
1- Vereador Diego, você acha que a decisão do Governo Federal foi uma decisão acertada?
Sim, não deixa de ser um grande reconhecimento.
Quando você olha para história, os professores nunca tiveram um aumento com tamanha grandeza.
Portanto, nós temos que reconhecer e parabenizar a decisão do Governo Federal na pessoa do Presidente da República, pela decisão de prover esse aumento a essa classe tão merecedora que é a classe dos professores, que é de extrema importância e relevância.
Até porque ninguém por mais graduado que seja deixou de passar nas mãos dos nossos queridos professores.
2- Vereador, o que muda na vida dos professores Apiacaenses?
Temos que reconhecer que é um avanço, claro que foi.
Foi dado só o primeiro passo, diante de uma longa caminhada em busca do real reconhecimento e direito no qual os professores são extremamente merecedores.
Quando a gente olha a classe dos professores a uma distância imensa entre os professores do ensino municipal para os professores de ensino superior.
Não tô aqui de maneira nenhuma dizendo que os professores de ensino superior ganham muito, mais sim fazendo o reconhecimento de que os professores de ensino municipal ganham muito pouco diante dessa realidade. Já que os nossos professores são altamente preparados, possuem pós, mestrado, doutorado...
Portanto, o que falta são políticas públicas municipais compromissadas e responsáveis, voltada efetivamente com ações que possam levar aos professores salários dignos e na altura do que eles merecem.
3- Vereador, estamos assistindo a sua luta em prol dos professores, o que nos leva a crer que vocês estão tendo dificuldade junto ao executivo para conseguir o aumento dos professores. O que você acha que está acontecendo?
Lamentável, gostaria de estar aqui hoje parabenizando o prefeito da nossa cidade por ter se empenhado e não medido esforços para encaminhar o PL de forma ágil, mas infelizmente não é a nossa realidade.
Não sei porque o nosso prefeito tem pirraça com os nossos professores. A verdade é que os nossos professores foram completamente esquecidos por essa gestão, que ao longo desses 5 anos nunca tiveram uma única ação, um único passo em prol de qualquer avanço, seja de forma geral e muito menos de um plano de cargo de salário para os nossos professores.
Recentemente tivemos uma luta para que o poder executivo pudesse conceder o abono do Fundep aos nossos professores, esse abono só foi pago depois de muita pressão, inclusive dos professores. No que se refere ao reajuste salarial dos professores, existe uma má vontade do nosso poder executivo. Por tanto esse projeto só está indo para pauta diante de muita pressão, espero que de forma correta, pois mandaram o PL incompleto, mas mesmo assim não podemos dizer que obtivemos vitória. Só mesmo depois do projeto votado e aprovado e sancionado pelo executivo.
4- Vereador, qual a mensagem que você deixa para os professores Apiacaenses?
Primeiro quero salientar que não identifiquei no projeto os PEDAGOGOS, PSICÓLOGOS E ASSISTENTE SOCIAIS, tomara que eu esteja enganado, pois caso isso venha se confirmar, considerando a importância desses funcionários na educação, e sobre tudo eles compõem o corpo técnico de apoio a educação. Será um desrespeito, uma descriminação com eles, caso esteja com a razão, espera que seja resolvido na sessão que irá ser votado o reajuste.
Quero agradecer aos nossos professores por tudo que já fizeram e ainda fazem pela nossa educação.
Quero colocar o meu mandato a disposição dos professores, evidente que também todos os funcionários públicos, sem os quais o município se torna inviável.
Tudo que fizermos é muito pouco para essa classe de funcionários, portanto, a minha luta será incansável em favor dos nossos funcionários públicos.
Hoje a luta que travamos é em favor dos professores, amanhã nós iremos começar a trabalhar para que o poder executivo possa conceder aumento a todos os funcionários públicos, até mesmo porque durante o mandato da atual gestão não foi concedido nenhum aumento aos nossos funcionários públicos nem mesmo correção salarial, ou seja, nem a correção da inflação durante todo esse período.
O nosso ticket de alimentação é o menor da região, em breve iremos batalhar para o aumento. Como você pode observar, o nossos funcionários públicos não tem o mínimo de reconhecimento desse desgoverno que infelizmente está a frente do nosso município!
A batalha está muito distante do que os nossos professores merecem.
Terminando essa etapa, que é o aumento dos professores, vamos trabalhar para que nenhum professor em Apiacá ganhe menos do que o valor total do piso nacional dos professores, independente da carga horária.
Um abraço.
Adriano Souza - Blog Resenha do Dia
0 Comentários