O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou na tarde desta quarta-feira (dia 2) mudanças no calendário de pagamentos dos 460 mil servidores do estado. Os ativos, os inativos e os pensionistas vão receber sempre no terceiro dia útil do mês seguinte, à exceção dos vencimentos de janeiro, que serão depositados nesta sexta-feira (dia 4).
O governador confirmou o pagamento da recomposição salarial de 13,05%, a partir deste pagamento de fevereiro, referente à folha de janeiro. Além disso, informou que a antecipação do 13º salário de 2022 (50% do abono) está prevista para ser depositada no dia 30 de junho (veja o calendário abaixo).
— Ouvimos reclamação de que (servidores) pagam (contas) com multa e muitos juros. Isso gera redução do poder de compra dos consumidores — afirmou Cláudio Castro.
Valor da folha
O valor líquido da folha é de R$ 2 bilhões mensais. Mas o governo trabalha com uma previsão de superávit histórico em 2022 e de investimento para o período..
Segundo o governo, em 2021, o Estado do Rio tentou pagar os salários do funcionalismo sempre de forma antecipada. Ma havia a previsão até o 10° dia útil por causa dos recursos provenientes do recolhimento de ICMS. Também houve a antecipação da segunda parcela do 13º dos funcionários.
Castro disse ainda que alguns fatores têm contribuído para a situação financeira um pouco mais confortável para o Estado, com o aumento do preço do barril do petróleo, a alta do dólar, além da questão administrativa. Segundo ele, a adequação da folha neste momento ocorre devido a uma série de fatores acompanhados pelo governo estadual:
— Pensamos em planejamento de contas, atividade econômica, aumento do consumo, melhoria do ambiente de negócios para atrair mais empreendimentos. Isso faz com que o Estado tenha uma administração muito melhor e, com isso, respeito às contas públicas e capacidade de honrar seus compromissos.
De acordo com o governador, não há hipótese de atrasar o pagamento dos servidores em 2022, porque "haverá dinheiro em caixa para honrar as datas".
Impasse com RRF não afeta servidor
O imbróglio envolvendo a entrada do governo estadual em um novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), vigente até 2030, continua em Brasília. Um dos impasses entre governos estadual e federal envolve a recomposição salarial do funcionalismo estadual do IPCA acumulado entre 2017 e 2021, de 26,11%. O governador voltou a afirmar que, apesar da posição do Ministério da Economia, não vai voltar atrás:
— A recomposição salarial está prevista na revisão geral anual e, portanto, dentro do regime (de Recuperação Fiscal). Quando apresentamos o plano (ao Ministério da Economia), tivemos que mostrar as ressalvas, e também colocamos, para que ficasse claro. Esse nao é um dos motivos para que o estado não entre no regime.
Veja o calendário de pagamentos em 2022:
Competência Previsão de pagamento
Janeiro 4 de fevereiro
Fevereiro 4 de março
Março 5 de abril
Abril 4 de maio
Maio 3 de junho
13º (1º parcela) 30 de junho
Junho 5 de julho
Julho 3 de agosto
Agosto 5 de setembro
Setembro 5 de outubro
Outubro 4 de novembro
Novembro 5 de dezembro
13º (1º parcela) 20 de dezembro
Dezembro 4 de janeiro
Fonte: Jornal Extra - https://extra.globo.com/economia-e-financas/servidor-publico/governo-do-rio-anuncia-novo-calendario-de-pagamento-dos-servidores-estaduais-confira-as-mudancas-25378141.html
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários