A Secretaria de Estado de Polícia Militar lançou nesta segunda-feira, dia 7, o Programa Patrulha Escolar e Proteção à Criança e ao Adolescente, mais um projeto de polícia de proximidade e que, desta vez, atinge o universo das escolas do Estado do Rio de Janeiro.
A cerimônia de lançamento oficial reuniu no auditório do Quartel-General da PM, no Centro do Rio, o comando da corporação e oficiais responsáveis pela coordenação e execução das rondas escolares. Também participou do evento uma representação da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), braço da ONU que cuida das políticas para infância e adolescência.
Com equipes capacitadas para exercer a função, o programa representa uma reedição da antiga Pamesp Escolar, buscando, a partir de agora, uma relação mais estruturada e permanente com a comunidade escolar. Inicialmente, o programa entrará em operação nas regiões Metropolitana e dos Lagos. Numa segunda etapa será estendido às demais regiões fluminense.
Dentre os novos aspectos estão o horário das equipes, que agora atuarão no policiamento com vistas às unidades de ensino até as 22 horas, e também o emprego efetivo das patrulhas escolares trabalhando aos sábados.
As equipes contarão ainda com telefones específicos, disponíveis para receber ligações e mensagens por meio de aplicativos, para o contato direto dos gestores das unidades de ensino com os policiais responsáveis pelo atendimento em cada área.
O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, explica que a nomenclatura de “Proteção à Criança e ao Adolescente” também se faz presente na atuação do novo modelo de polícia de proximidade.
– As equipes estarão instruídas a receber informações sobre problemas com os alunos fora do ambiente escolar, em esferas familiares e residenciais, e assim auxiliar na resolução das questões, acionando inclusive as demais instâncias pertinentes, como delegacias especializadas ou instituições do Poder Judiciário – afirma o coronel Henrique.
Responsável pela coordenação do novo programa, o major PM Felipe Gonçalves Romeu comentou sobre a aproximação que o programa proporcionará com a comunidade escolar:
– As reuniões dos conselhos comunitários de segurança escolar contarão com outros entes do poder público, como Conselhos Tutelares e Varas da Infância e Juventude. Isso fortalecerá a rede de instituições envolvidas, beneficiando a todos – disse o major Romeu.
E, para tornar mais visível o novo programa, as viaturas serão caracterizadas com uma faixa dourada na lateral e os policiais usarão braçais específicos com o emblema do projeto.
Além da Patrulha Escolar e Proteção à Criança e ao Adolescente, a Secretaria de Políciai Militar conta com outros quatro programas concebidos a partir do conceito de polícia de proximidade: Proerd (Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas), Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, Bairro Seguro e Proteção à Liberdade Religiosa.
Fonte: https://www.agendadopoder.com.br/manchete/pm-lanca-nova-patrulha-escolar-na-volta-as-aulas-presenciais-com-foco-na-protecao-de-criancas-e-adolescentes/
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários