Trabalhadores da segurança pública capixaba anunciam protesto dia 16 de fevereiro

Policiais civis, militares e bombeiros prometem um grande protesto reivindicando reajuste salarial na próxima quarta-feira (16). As entidades de segurança pública marcaram ato público às 10 horas, na Delegacia Regional de Vitória.

Segundo a Frente Unificada da Valorização Salarial (FUV), o Governo do Estado anunciou um reajuste de 6%, cujo projeto foi enviado para a Assembleia Legislativa. A entidade quer o cumprimento do um acordo firmado em fevereiro de 2020 e seguindo o exemplo do estado de São Paulo, um reajuste de 20% para segurança pública. Os trabalhadores destacam que o estado capixaba tem nota A no Tesouro Nacional, mantendo as contas em dia.

“O reajuste de 6% para o funcionalismo já está na Ales, mas a de 4% para a segurança pública nada ainda. Falta um gerenciamento da conta pública e a dosagem disso no Espírito Santo. É manter o que foi acordado [em fevereiro de 2020]”, disse uma fonte ligada a Frente Unificada.

Os policiais e bombeiros dizem que um acordo com o governador era de que os trabalhadores da segurança pública teriam um reajuste de 10% em fevereiro, junto com as demais categorias, e mais 4%, exclusivo para civis, militares e bombeiros em julho. “Isso não foi cumprido”, garantem. Ano passado os agentes da PC foram beneficiados com reajuste escalonado e, de acordo com o presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS), Cabo Eugênio, o salário dos militares capixabas voltou a ser um dos piores do Brasil.

Com base nas informações apresentadas na Assembleia Legislativa do ES (ALES), em 20 de setembro de 2021, pelo Secretário Estadual da Fazenda do ES (SEFAZ-ES) a arrecadação de ICMS anualizada deve ser superior a 20% em termos nominais e superior a 10,53% em termos reais. Isso deve elevar a Receita Corrente Líquida (RCL) do Estado.

Fonte:  https://eshoje.com.br/2022/02/trabalhadores-da-seguranca-publica-capixaba-anunciam-protesto-dia-16-de-fevereiro/

Postar um comentário

0 Comentários