O medicamento é usado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença genética e rara que afeta os neurônios
O menino Cauã Barbarioli Guimarães, de três anos e que mora em Vitória, no Espírito Santo, recebeu na Justiça o direito de receber o remédio mais caro do mundo, com valor aproximado de R$ 11 milhões a dose, de acordo com informações publicadas pelo G1.
O medicamento é usado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença genética e rara que afeta os neurônios.
Mãe de Cauã, a funcionária pública Aline Muniz disse que a “AME basicamente funciona da seguinte forma: se a criança não produz a proteína que é para a sobrevivência dos neurônios motores, os neurônios motores vão morrendo e a criança vai perdendo os movimentos, perdendo o tônus, vai perdendo função”. “Então a criança é mais ‘molinha’, não consegue se sentar, não consegue firmar o pescoço, tem dificuldades para engolir, tem dificuldades para respirar”, disse.
Ao falar sobre o remédio, Aline afirmou que “é uma aplicação na veia, dose única”. “Ele não precisa ficar indo ao hospital a cada quatro meses, como fazia antes. A outra diferença desse medicamento é a forma de atuação dele. Ele age diretamente no gene defeituoso e, a partir daí, o Cauã vai começar a produzir normalmente a proteína que antes o corpo dele não produzia. Uma dose só, para a vida inteira”, complementou.
De acordo com o neurologista infantil Elisa Caetano, a medicação representa melhora de qualidade de vida para a criança. “Essa terapia gênica, que é o fator fundamental dessa medicação, o divisor de águas que ele representa: ele dá para a célula a capacidade que ela não conseguia produzir antes por um defeito genético. Então, de certa forma, é um tratamento muito efetivo, muito eficaz”, disse.
“É importante que a gente saiba que a medicação não é milagrosa, então é importantíssimo o tratamento multidisciplinar, continuar fazendo fisioterapia, continuar fazendo fono, continuar fazendo terapia ocupacional. Isso é muito importante. Fazer só o remédio e voltar para a casa, não adianta”, acrescentou.
Fonte: https://www.agendadopoder.com.br/manchete/justica-garante-remedio-mais-caro-do-mundo-que-custa-r-11-milhoes-a-crianca-de-3-anos-de-vitoria-es/
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários