Adriana Levone, secretária Municipal de Saúde da PMI/arquivo
A Atenção Primária à Saúde (APS) é a ordenadora das ações e serviços na área de Saúde, ou seja, é a porta de entrada principal do usuário ao SUS. A APS é geralmente o primeiro ponto de contato, oferecendo atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida.
Na sua essência, a APS cuida das pessoas e não apenas trata doenças ou condições específicas. Esse setor oferta atenção integral o mais próximo possível do ambiente cotidiano dos indivíduos, famílias e comunidades. Isso inclui um espectro de serviços que vão desde a promoção da saúde, como por exemplo, orientações para uma melhor alimentação; e prevenção, como vacinação e planejamento familiar; até o tratamento de doenças agudas e infecciosas, o controle de doenças crônicas, cuidados paliativos e reabilitação.
Elisabete Teixeira da Silva, coordenadora da APS, explicou o que significa na prática este aumento percentual de 62% para 75%.
Uma das equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) | arquivo
“Isso significa maior cobertura de pessoas dentro de um território. Há ainda muitas áreas onde as equipes de saúde da família não chegaram, chamadas de áreas descobertas. Nosso principal objetivo é cadastrar 100% da população e alcançar todos que necessitam. Pretendemos chegar em bairros como a Cidade Nova, Lions, Vinhosa e Centro”, complementa a coordenadora.
A secretária Municipal de Saúde Adriana Levone relembrou um dos objetivos do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão.
“Um dos objetivos do prefeito Alfredão é levar as equipes de Saúde para todos que precisam. Para isso, estamos trabalhando, sonhando em expandir cada vez mais as áreas onde ainda não temos Unidade de Saúde da Família (USF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS). Nosso desejo é buscar possibilidades para ampliar a estrutura e os serviços de assistência da APS, pois, é uma das melhores estratégias para garantir o acesso de todos os usuários, possibilitando o atendimento da população de modo preventivo, integrado e contínuo”, finaliza a secretária.
A APS é responsável por manter as UBS e suas equipes de Saúde da Família trabalhando e cuidando da saúde da população.
Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ
Fonte:http://www.oitaperunense.com.br/site/itaperuna-cobertura-de-aps-passou-de-62-para-75-da-populacao-do-municipio/#more-389317


.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários