Após terem sido constatadas irregularidades em uma das alas do Batalhão Prisional da Policia Militar, em Niterói, o juiz Marcelo Rubiolli, da Vara de Execuções Penais, determinou que o ex-governador Sérgio Cabral seja transferido da unidade para o presídio de segurança máxima de Bangu 1.
Uma inspeção da VEP e do Ministério Público encontrou, na ala onde Cabral está custodiado, recibos de compra de alimentação, celulares e cadernos com a suposta contabilidade de gastos dos detentos. Não há, contudo, qualquer comprovação de que o material apreendido pertencesse, de fato, a Sérgio Cabral.
O único objeto apreendido na cela do ex-governador foi uma toalha bordada com seu nome. Exibida como prova do crime, a toalha nada de grave comprova. Ao ser apresentada no balanço final da inspeção, houve notória tentativa de se construir a imagem de que o ex-governador cumpre pena num ambiente de ostentação, em desacordo com as regras.
De acordo com reportagem do Fantástico, a proximidade do local onde os objetos foram encontrados da ala onde se encontra Sérgio Cabral e o ex-coronel da PM, Cláudio Oliveira – acusado de mandar matar a juíza Patrícia Acyolli – fez as autoridades suspeitarem de que eles sejam os donos do material.
Sérgio Cabral foi transferido, ano passado, de Bangu 8 para o Batalhão Especial da Polícia Miliar por determinação do ministro Edson Fachin, do STF, atendendo à solicitação da defesa, que argumentou que o ex-governador não poderia ficar no mesmo presídio onde se encontram chefes de facções criminosas que foram presas durante sua gestão à frente do Governo do Rio.
Segundo o juiz Marcello Rubiolli, a transferência para Bangu 1 também atende à exigência do ministro, pois nesta unidade penitenciária não estariam os líderes das facções.
Em nota, a defesa de Sérgio Cabral protestou contra a decisão, argumentando que não ficou provado que o material apreendido fosse do ex-governador. E que nada foi encontrado em sua cela.
Fonte: https://www.agendadopoder.com.br/manchete/juiz-da-vara-de-execucoes-penais-determina-a-transferencia-de-sergio-cabral-para-presidio-de-seguranca-maxima-apos-constatar-irregularidades-no-presidio-da-pm-em-niteroi/
0 Comentários