Manoel Mangaravite, Emir Bussade e vereador José Manoel
Foto: arquivo pessoal do sr. Manoel Mangaravite
Manoel Mangaravite fala da importância de Emir Bussade para o desenvolvimento sócio econômico da região e relembra a história da Usina Mangaravite.
Manoel Mangaravite da Silva começou sua vida profissional na usina hidroelétrica Mangaravite em 1952 na construção da barragem. Inclusive a Yamagata Engenharia, empresa que construiu a usina, ainda existe e está sediada na cidade de São Paulo.
Após a construção, Manoel foi para o exército onde ficou até 1961. Como seu pai, o saudoso José Mangaravite, filho de imigrantes italianos, era muito amigo de Emir Bussade, Manoel voltou a trabalhar na usina. Em 1976, a administração da usina passou para a Escelsa e Manoel passou a trabalhar na empresa e ficou por lá até se aposentar.
Faziam parte da administração da usina o ex-prefeito de Bom Jesus do Norte João Batista, Ricardo Medina. Olívio Bastos um ilustre bom-jesuense que foi importantíssimo no início da empresa.
Segundo Manoel, o Emir Bussade era uma pessoa com uma bondade ímpar, algo raro de se ver nos empresários nos dias de hoje. Emir doava energia para algumas instituições filantrópicas e igrejas, inclusive o Hospital São Vicente de Paulo foi uma das instituições beneficiadas.
Como existia muita inadimplência, não era possível investir na modernização e no crescimento para suprir de forma eficiente toda a demanda de energia, mesmo assim foi construído mais um gerador para aumentar a capacidade de geração de energia. Foi necessário comprar energia da usina Franco Amaral para poder atender toda a demanda.
Em cada localidade atendida pela empresa havia um representante da usina que morava no local para fazer a manutenção dos equipamentos e atender a população local.
Manoel visitando a usina e relembrando os momentos de convívio na empresa.
Emir Bussade era uma pessoa querida, pois sua usina levou grande desenvolvimento para a região. A Companhia de Luz e Força distribuía energia para parte do norte-fluminense e sul-capixaba. As localidades atendidas pela empresa eram: Bom Jesus do Norte (ES), Ponte do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul (ES), Apiacá (ES), São Benedito, distrito de São José do Calçado (ES) e Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e suas Usinas Santa Maria e Santa Isabel, além de Santo Eduardo, distrito de Campos dos Goytacazes (RJ).
O nome Mangaravite da Hidrelétrica veio por ser a família donas das terras da região.
Emir era casado com Amélia Bussade e teve os filhos Terezinha Bussade (in memoriam), Carlos Antônio (Kaká). Por: Blog Minha Cidade
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários