O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu cassar liminar da desembargadora Mônica Feldman de Matos, da 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, e manter a realização das provas do concurso público do Corpo de Bombeiros, neste domingo. A instituição pretende preencher 800 cargos.
Assinada pela ministra Maria Thereza de Assis Mouram a decisão destaca que “há de se levar em consideração os prejuízos que seriam causados ao erário e aos demais candidatos o adiamento da prova, em data tão próxima de sua realização”
A decisão liminar derrubada pelo STJ foi numa ação impetrada pelo Ministério Público do Estado, por conta da exigência de apresentação, pelos candidatos, de exame de sorologia para HIV. Em março, o MP havia recomendado aos Bombeiros a retirada da exigência do edital. À época, a promotora Patrícia do Couto Villela, da 5ª promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital, classificou o item como “ato discriminatório e, portanto, inconstitucional”.
No texto em que suspende a prova, a desembargadora Mônica Feldman De Mattos determinava ainda que a corporação reabrisse inscrições para o concurso pelo prazo mínimo de cinco dias e retire do edital a exigência de entrega do exame.
O concurso é para 800 vagas de soldado e 3º sargento do para o Corpo de Bombeiros. A previsão de remuneração é de R$ 2,8 mil para a menor patente e R$ 5 mil para os sargentos. É exigido também que o candidato tenha de 18 a 32 anos. As inscrições encerraram em janeiro e a prova objetiva está prevista para ser aplicada em 30 de abril.
Em março, a promotora a Patrícia do Couto Villela, da 5ª promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital, enviou um ofício ao governo estadual pedindo a retirada da exigência. Para o MP, a desclassificação de candidato com teste HIV positivo se trata “de ato discriminatório e, portanto, inconstitucional”. A exigência também foi criticada por especialistas.
Fonte: agendadopoder.com.br

.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários