O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, mandou suspender as provas do concurso PMERJ para soldado, após suspeitas de fraude.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, mandou anular a prova do concurso PMERJ para soldado, que foi aplicada no último domingo, 27. O exame será reaplicado.
Na manhã desta quinta-feira, 31, Castro gravou um vídeo, que foi exibido primeiramente pelo Bom Dia Rio, da TV Globo, e anunciou a anulação das provas.
A reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da PMERJ, que também confirmou a informação.
Cláudio Castro garante que o concurso público não foi cancelado, mas que não houve outra alternativa diante dos fatos apresentados a não ser a anulação das provas.
“Contratamos uma empresa para realizar um concurso e o que vimos no último fim de semana é inadmissível. Diante do que foi amplamente mostrado nas redes sociais, e em respeito aos candidatos que agiram corretamente, não me resta alternativa que não seja cancelar a prova objetiva”, disse o governador ao portal G1.
O governador se manifestou na segunda, 28, sobre o ocorrido.
De acordo com o governador, em breve será divulgada uma nova data para a realização das provas. Segundo ele, a nova avaliação ocorrerá ainda este ano.
Cláudio Castro informou, ainda, que foi aberta uma investigação dura para punir os envolvidos nas tentativas de fraudes na prova do concurso PMERJ, para o cargo de soldado.
Vale lembrar que a Polícia Militar do Rio de Janeiro notificou a banca organizadora, o Ibade, com um prazo de 24 horas para respostas sobre os ocorridos, denúncias e irregularidades apresentadas. A banca, por sua vez, alegou "imagens com textos adulterados".

Cláudio Castro anuncia anulação das provas do concurso PMERJ, após tentativas de fraude
(Foto: PGE RJ)
Assim como previsto em cronograma, os gabaritos provisórios foram publicados na terça-feira, 29, pela banca organizadora. O prazo para recursos era até esta quinta-feira, 31.
Este foi o maior número de inscritos de um concurso PMERJ para soldados, sendo quase 120 mil inscritos. Castro comenta que a grande procura reflete o quando a carreira voltou a ser valorizada.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro visa preencher neste concurso 2 mil vagas para soldados. Desse quantitativo, 200 são para sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino.
Veja o que aconteceu nas provas da PMERJ
As provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos. Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.
No domingo, 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.
Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.
Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas.
Como foram as provas da PMERJ?
Nesta primeira etapa, foram cobradas 50 questões, com a seguinte distribuição:
- Língua Portuguesa (dez questões);
- Matemática Básica (dez);
- Noções de Direitos Humanos (dez);
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ (dez); e
- Noções de Direito Penal e Processo Penal (dez).
Cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver concomitantemente 60% dos pontos e não zerar nenhuma disciplina.
Fonte: Folha.qconcursos.com

.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários