Castro anuncia em encontro com Paes reunião no Palácio Guanabara com presença de ministros para tratar das chuvas no estado

 

 
Prefeito afirma que se não voltar a chover, até sexta-feira serviços de limpeza estarão terminados em toda a cidade



O governador Claudio Castro informou hoje à tarde, em encontro com o prefeito Eduardo Paes, na Pavuna, onde o município montou um gabinete de crise, que eles estarão reunidos nesta terça-feira, às 10h, com ministros do governo federal, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, para discutir os impactos das chuvas e a ajuda federal ao Rio.

Na reunião, Castro diz que vai avaliar se legalmente seria possível ajudar financeiramente, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), a prefeitura a criar um programa de macrodrenagem da Bacia do Rio Acari.

Em 2023, Paes apresentou ao governo federal um plano que custaria R$768,2 milhões, mas não conseguiu incluir nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

— Os problemas que acontecem na cidade, as responsabilidades são nossas por problemas estruturais. Não por mudanças climáticas. Não espere por um milagre — disse Paes.

Paes disse que se não voltar a chover, os serviços de limpeza devem terminar até sexta-feira. O gabinete de crise será desfeito fisicamente, mas mantido de forma descentralizada. Por conta das chuvas, a GeoRio identificou 14 pontos de encostas que vão precisar de intervenções emergenciais.

A reunião no Palácio Guanabara, marcada para amanhã, será com os ministros de Estado da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do Meio Ambiente e Mudança do Clima substituto, João Paulo Capobianco, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) substituto, Osmar Almeida Júnior, com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e prefeitos, para discutir ações de recuperação dos municípios atingidos pelas chuvas.

Com informações de O Globo.


Postar um comentário

0 Comentários