A partir deste ano, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) terá uma nova abordagem de gestão: um projeto de resolução protocolado nesta quinta-feira (22/02) prevê a criação do Grupo de Trabalho Especial, denominado GTE. Na prática, a iniciativa visa acompanhar de perto a execução das emendas impositivas parlamentares por parte do governo, uma novidade incorporada ao orçamento de 2024, aprovado pela Casa em outubro.
A estimativa é que cada deputado receba R$ 2,7 milhões, sendo que 30% serão destinados para saúde, outros 30% para a educação e os 40% restantes são de livre remanejamento. Mas para que os valores sejam de fato empenhados, no entanto, a Alerj resolveu criar o grupo e estabelecer suas diretrizes e procedimentos.
Ele será composto por representantes da presidência, da consultoria orçamentária, da Mesa Diretora, da Procuradoria e da Comissão de Orçamento. Entre seus objetivos está a organização das emendas por função orçamentária e por secretaria, a elaboração de um cronograma com metas para a execução das emendas e a produção de relatórios mensais de acompanhamento.
“Já havia sugerido isso ao presidente Rodrigo Bacellar, que apoiou a ideia totalmente. Na verdade, o projeto tem o apoio de todos. É uma forma de darmos equidade e transparência para que as emendas sejam executadas. Isso tira a pressão de cima do próprio presidente e evita que o deputado fique se humilhando na porta de cada secretaria pedindo a execução da sua emenda”, justifica Carlos Minc (PSB), autor do projeto.
Uma questão que gerou debate, por exemplo, foi justamente o prazo para a execução dessas emendas – item que o governador Cláudio Castro vetou no texto da Lei Orçamentária Anual (LOA) – contrariando a proposta da Comissão de Orçamento. O presidente do colegiado, André Correia (PP), havia estipulado que o prazo para a execução fosse até maio de 2024. Minc acredita que esse problema será resolvido com o trabalho do GTE.
O projeto também institui um canal de atendimento para esclarecimento de dúvidas e determina que seja publicado, na Imprensa Oficial, até o décimo dia útil de cada mês subsequente, os relatórios mensais elaborados. Para o deputado, o grupo de trabalho vai assegurar que todos os parlamentares sejam contemplados e que os investimentos atendam as demandas prioritárias da população.
“Não queremos, por exemplo, que uma emenda seja executada para um deputado da base do governo e o da oposição fique de fora. Com a criação do GTE, a Alerj busca fortalecer os mecanismos de fiscalização e garante que as emendas impositivas sejam efetivamente aplicadas”, concluiu.

.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários