Ministério da Saúde definiu esta faixa de idade como prioritária para ser imunizada com a vacina
Com o aumento de casos de dengue no país, é preciso ficar atento aos principais sintomas apresentados pela doença, especialmente em crianças. Apesar de todas as faixas estarem igualmente suscetíveis à doença e apresentarem basicamente a mesma evolução clínica, as crianças entre 10 e 14 anos estão entre o público com maior número de internações.
Renato Kfouri, infectologista e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explica que, em zonas de alta transmissibilidade, muitas pessoas acabam contraindo a doença pela segunda vez ainda na adolescência.
Ele avisa que o maior risco da doença está associado à segunda infecção, que tende a se desenvolver de forma mais grave.
– Por isso a recomendação em zonas de alta transmissão, como está acontecendo no Brasil, é vacinar os adolescentes. Eles já fizeram a infecção precoce e na adolescência estão na segunda contração da doença – comenta.
O Ministério da Saúde definiu a faixa de 10 a 14 anos como prioritária para ser imunizada com a vacina da dengue, que vai começar a ser aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em fevereiro.
O infectologista explica que os sintomas da doença se manifestam de maneira muito semelhante em crianças e adultos. O quadro de dengue é característico quando a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC) e de início repentino, acompanhada de ao menos um dos seguintes sintomas:
- Dor de cabeça intensa;
- Dor atrás dos olhos;
- Dores musculares e articulares;
- Náusea e vômito;
- Manchas vermelhas no corpo.
Kfouri ainda afirma que os extremos das idades, como crianças e idosos, têm mais fragilidades e podem estar mais suscetíveis a complicações da doença. Depois do período febril, é preciso ficar atento aos sinais de alarme, que podem indicar uma piora no quadro da doença:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos em cavidades corporais;
- Sangramento de mucosa;
- Hemorragias.
Nem sempre a pessoa que contrair a infecção vai apresentar algum sintoma. A dengue também acontece de forma assintomática ou com quadros leves.
O Ministério da Saúde recomenda que se procure um serviço de saúde para tratamento adequado ao apresentar qualquer possível sintoma da doença.
Como para os adultos, não há medicamento específico para o tratamento da dengue em crianças. A doença, se tratando de casos leves, tem cura espontânea após 10 dias.
Kfouri explica que, em casos leves, em que a criança apresenta algum sintoma, são recomendados:
- Repouso durante o período febril;
- Ingestão de líquido;
- Administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre.
Não é recomendada a administração de ácido acetilsalicílico para alívio dos sintomas. Além disso, caso o paciente apresente sinais de alarme ou quadros graves da doença, o ministério orienta a internação para acompanhamento clínico dos sintomas.
Com informações do g1.

.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários