Debates e batalhas judiciais sobre interferências na via mais famosa do balneário, que é tombada, se arrastam desde 2013
Uma das cidades mais procuradas pelos turistas no Réveillon, Búzios, na Região dos Lagos, se vê novamente em meio a uma antiga polêmica. Os visitantes foram surpreendidos pela nova aparência da Rua das Pedras, a mais famosa da cidade, que ganhou uma nova camada de concreto para as festas de fim de ano.
A medida reacendeu uma polêmica que se arrasta desde 2013 – seis anos antes do tombamento da via – quando foram feitas as primeiras intervenções na Rua das Pedras. Moradores e turistas compartilharam vídeos neste domingo (29) se mostrando surpresos com o que viram, já que as pedras parecem terem ficado apenas no nome.
Uma das mais indignadas foi a atriz Alexia Dechamps, uma das mais famosas e tradicionais moradoras de Búzios. Ela publicou um vídeo cobrando explicações e criticando duramente do prefeito reeleito, Alexandre Martins.
“O que é isso prefeito @oalexandremartins?? Se é uma questão de acessibilidade porque não liberam as calçadas então? Devolvam as calçadas para os pedestres @oalexandremartins. Já imaginou se Paraty, Pelourinho em Salvador, Ouro Preto resolvem seguir esse exemplo absurdo??”, indignou-se Alexia.
A jornalista Hildegard Angel comprou a briga e também criticou Alexandre Martins. Ela lembrou que a Rua das Pedras foi tombada e declarada Patrimônio Histórico do Estado do Rio em 2019.
“O ‘doido de pedra’ prefeito de Búzios acaba de cimentar a histórica e icônica Rua das Pedras (foto 1), tombada pelo Patrimônio (foto 2)!!!”, escreveu Hildegard na legenda de uma publicação no Instagram.
A polêmica envolvendo a Rua das Pedras começou em 2013, quando a Prefeitura de Búzios começou a rejuntar com cimento o piso estilo pé-de-moleque. À época, a administração municipal justificou a ação alegando que decidiu rejuntar as pedras atendendo a pedidos de comerciantes e turistas que sofreram acidentes, em sua maioria mulheres que usam sapato de salto alto.
Dez anos depois, em 2023, mais uma controvérsia envolveu o centro histórico de Búzios, quando o prefeito Alexandre Martins promoveu um frenético quebra-quebra em algumas ruas, gerando uma batalha por conta da substituição de tradicionais paralelepípedos por piso intertravado (de concreto) e da colocação de ruas no mesmo nível de calçadas.
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários