A escassez de chuvas acentuou o período de estiagem em Pernambuco e levou o governo a decretar nesta terça-feira (21) situação de emergência em 117 municípios do estado. A medida visa mitigar os efeitos da seca nos reservatórios e na rede de abastecimento de água, que já afeta a maior parte dos municípios e está em colapso.
Dados divulgados pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento apontam que a barragem de Goitá, que atende o Grande Recife e a Região Metropolitana do Recife, está em situação crítica, com acumulação em apenas 4,6% de seu volume.
As barragens Bita e Utinga, que também atendem o Grande Recife, estão com 19% e 9,7% de seu volume, respectivamente. Com relação aos reservatórios que abastecem o Agreste, a barragem de Jucazinho encontra-se em colapso, com apenas 5,8 % de seu volume disponível.
Em dezembro do ano passado, o governo já havia decretado estado de alerta para 94 municípios pelo mesmo motivo. O novo decreto tem validade de 180 dias.
Segundo o secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, o estado está priorizando a gestão eficiente da água disponível e a execução de obras emergenciais.
— Nossa expectativa é que tais medidas ajudem a agilizar os processos de execução dos serviços e obras. Além disso, as grandes obras que trazem água de longa distância, como do Rio São Francisco ou da Mata Sul para o Agreste, estão progressivamente chegando às cidades e ao longo deste ano vão trazer grandes benefícios para minimizar os impactos das estiagens prolongadas — ressaltou.
Chuvas abaixo da média
A Agência Pernambucana de Águas e Clima aponta que o Estado enfrenta uma seca de moderada a grave em boa parte do seu território. A previsão climática para o primeiro trimestre de 2025 indica chuvas abaixo da média, com pancadas isoladas no Sertão e períodos secos nas outras regiões.
A pesquisadora Ana Paula Cunha, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), explica que a seca no Nordeste tem sido causada por um fenômeno conhecido como Dipolo do Atlântico. Ela ocorre quando o Atlântico Norte está mais aquecido do que o Atlântico Sul, causando menos nebulosidade na região e, consequentemente, menos chuvas regulares.
— A situação ainda não está tão crítica quanto a observada em anos passados, mas piorado em relação a 2023 em alguns estados. A interferência do Atlântico acentua a irregularidade das chuvas, fazendo com que chova muito em um curto período de tempo, e isso não dá vazão no abastecimento. Outro ponto é que o indicador das secas mostra que, apesar de a seca afetar todo o Brasil, as regiões Norte e Nordeste são as mais impactadas por ter uma vulnerabilidade social maior — afirma Cunha.
Diferente de anos anteriores em que a estiagem sofria influência direta do El Niño, este ano o fenômeno não tem atuado para agravar a seca. Ainda assim, além do Pernambuco, outros estados do Nordeste decretaram situação de emergência, entre eles Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Destes, apenas municípios de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe possuem reconhecimento federal de situação de emergência por causa da seca, conforme informou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional ao GLOBO. As ocorrências foram registradas entre setembro de 2024 e janeiro deste ano.
No Rio Grande do Norte, são 34 cidades em situação de emergência acompanhada pelo governo federal. No Ceará, são oito. Enquanto em Alagoas e Sergipe são um e dois municípios, respectivamente.
As prefeituras são as responsáveis por decretar a situação de emergência e solicitar o reconhecimento federal.
Fonte: Agenda do poder
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários