Sala da Procuradoria Especial da Mulher oferece atendimento jurídico e psicológico e amplia luta contra violência de gênero.
Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) inaugurou, nesta quarta-feira (19/03), a sala da Procuradoria Especial da Mulher, um espaço dedicado a oferecer apoio jurídico e psicológico a mulheres vítimas de violência, incluindo a violência política. A sala, que funcionará no Palácio Tiradentes, também servirá como um centro de fiscalização dos órgãos responsáveis pela defesa dos direitos das mulheres.
“Hoje é um dia histórico para o Parlamento. Esta sala não representa apenas um espaço físico, mas o compromisso desta Casa com as mulheres”, afirmou Tia Ju (Republicanos), escolhida para ser a primeira procuradora do espaço, ao lado de Célia Jordão, que será procuradora-adjunta.
A deputada licenciada Martha Rocha (PDT), que teve um papel fundamental na criação do órgão, também foi eleita como procuradora-adjunta. Durante a cerimônia, Tia Ju agradeceu o apoio do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), e do diretor-geral, Marcos Britto, e destacou o papel da Procuradoria em garantir que as mulheres sejam protagonistas em todos os espaços da sociedade.
Célia Jordão ressaltou que o ambiente foi planejado por mulheres e para mulheres, com foco no acolhimento das vítimas.
“Toda a estrutura foi organizada com cuidado para que possamos exercer um papel de acolhimento”, explicou a deputada. Ela também destacou que a Procuradoria da Alerj se soma à Procuradoria da Mulher da Câmara Federal, ampliando o atendimento no estado.
Atendimento especializado
A sala funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, recebendo denúncias por e-mail, telefone e presencialmente. A equipe técnica é composta por advogados e psicólogos, incluindo a delegada Madeleine Dykeman, que atuou na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos dos Goytacazes.
Além do atendimento individual, a Procuradoria também realizará workshops para ampliar a participação feminina na política e atuará na fiscalização do cumprimento das leis de proteção às mulheres.
A deputada Renata Souza (PSOL), presidente da Comissão da Mulher da Alerj, reforçou que a Procuradoria atuará de forma complementar ao trabalho da Comissão, buscando a integralidade dos direitos das mulheres e o combate à violência de gênero.
O procurador da Alerj, Robson Maciel, que representou o presidente Rodrigo Bacellar na cerimônia, destacou o apoio do parlamentar à iniciativa e o compromisso da Alerj em atender às demandas relacionadas aos direitos das mulheres.
A inauguração da sala da Procuradoria Especial da Mulher contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a deputada Sarah Poncio (PL), a deputada licenciada Martha Rocha, representantes do Governo do Estado, prefeitas, vereadoras e procuradores de diversos municípios do Rio de Janeiro.
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários