O Banco Central (BC) demonstra preocupação com a situação do Banco Master e a viabilidade da compra pelo Banco de Brasília (BRB) e deverá barrar a operação, segundo fontes ligadas às negociações ouvidas pelo Globo. Executivos e autoridades do setor financeiro discutiram o negócio no sábado e expressaram receio com a saúde financeira do Master.
O BC, que já monitorava o Master, aguarda o pedido formal de avaliação da transação, estimada em R$ 2 bilhões. O anúncio da venda não surpreendeu o mercado, já que o Master enfrentava dificuldades para captar recursos, oferecendo taxas de retorno muito acima da média do mercado em seus CDBs (Certificados de Depósito Bancário).
O que chamou a atenção dos investidores foi o comprador: um banco público. No mercado, a operação foi vista como uma espécie de “salvação” para o Master. No entanto, investidores do setor financeiro apontam que o Master possui ativos problemáticos, como precatórios, que afastaram o interesse de outras instituições privadas. A compra desses ativos poderia prejudicar o balanço de um banco privado, em relação às regras da Basileia.
Uma fonte do mercado financeiro afirma que não há sinergia entre as operações do Master e do BRB. A estrutura da operação, na qual o BRB adquiriria apenas 49% das ações ordinárias do Master, indica que o banco de Brasília não teria controle da instituição. Além disso, o BRB teria que assumir os CDBs do Master, que vencem em um período de três a cinco anos.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirma que a compra do Master faz parte de uma estratégia para transformar o BRB em uma instituição nacional. A aquisição permitiria ao BRB entrar em novos segmentos de mercado e aumentar sua capacidade de distribuição de dividendos. Com a aquisição o BRB subiria para o 17º lugar no ranking dos maiores bancos do Brasil.
Com informações de O Globo
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários