A modelo e influenciadora Maju de Araújo e sua mãe, Adriana, com o deputado Fred Pacheco: a lei que leva o nome da moça foi aprovada pela Assembleia Legislativa - Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa aprovou,por unanimidade, nesta terça-feira (25), a “Lei Maju de Araújo”, que cria estratégias contra o cyberbullying direcionados a pessoas com deficiência (PCDs). A ideia é promover um ambiente online mais seguro e inclusivo, com o respeito à diversidade e o combate ao assédio online.
Maria Julia de Araújo, conhecida como Maju, é uma modelo internacional com síndrome de Down que enfrentou ataques nas redes sociais. Aos 19 anos, ela se destacou ao se tornar a primeira influenciadora brasileira com síndrome de Down a desfilar na Milão Fashion Week, fato que a levou a ser reconhecida na lista Forbes Under 30 com os jovens mais promissores do país.
Ela acompanhou, na Alerj, a votação do projeto batizado com o seu nome.
“Maju representa milhares de pessoas com deficiência que são vítimas de ódio e preconceito todos os dias. Cyberbullying não é opinião, é crime. E crime precisa ser punido. Estamos falando de dignidade, de respeito e de justiça. A internet não pode ser território livre para covardes”, disse o deputado Fred Pacheco (PMN), autor do projeto.
Adriana Araújo, mãe de Maju, destacou o sentimento de segurança que a nova lei traz.
“Essa lei veio para fazer das redes sociais um lugar mais seguro. Sou ativista da causa PCD e muitas vezes nos sentimos desprotegidos”, comentou.
Lei prevê medidas de prevenção ao cyberbullying
O projeto aprovado prevê a criação de canais de denúncia e obriga as plataformas digitais a adotarem medidas de prevenção ao cyberbullying, como a veiculação de conteúdos educativos, sanções a agressores e garantia de acessibilidade com intérpretes de Libras.
Também está prevista a criação de um comitê multidisciplinar para acompanhar a implementação da lei com representantes das secretarias estaduais, organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e especialistas em tecnologia.
O projeto de lei segue para sanção do governador Cláudio Castro (PL).
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários