Projeto Rio AI City será implantado na Barra da Tijuca e terá conexão com o Porto Maravilha, integrando inovação tecnológica e sustentabilidade
Discursando em inglês na abertura da terceira edição do Web Summit Rio, realizada neste domingo (27) no Riocentro, o prefeito Eduardo Paes anunciou a criação de um ambicioso polo de tecnologia no município. Segundo informações do jornal O Globo, Paes revelou o projeto Rio AI City, que promete abrigar o maior hub de data centers da América Latina, com capacidade de 1,8 gigawatts (GW) até 2027 e expansão para 3 GW até 2032, utilizando exclusivamente energia limpa e garantindo fornecimento “ilimitado de água”.
“É algo nunca visto antes. Esse projeto de padrão mundial vai posicionar o Rio entre os dez maiores players globais em infraestrutura de tecnologia, apoiando diretamente a inovação em IA e protegendo nosso planeta — declarou o prefeito, acrescentando que a infraestrutura permitirá também o surgimento de novos supercomputadores, como o Santos Dumont, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)”.
O Rio AI City será instalado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, com uma conexão estratégica ao Porto Maravilha. Paes destacou ainda que o Web Summit permanecerá no Rio por pelo menos mais cinco edições, até 2030, e enfatizou os benefícios que o novo campus trará:
“Vamos fazer do Rio uma Cidade de IA. Alta resiliência e zero latência permitirão que startups e empresas de tecnologia explorem todo esse poder computacional”.
Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit, também celebrou a renovação da parceria com o Rio:
“Este evento é mais do que um encontro anual; é uma parceria de longo prazo para gerar impactos duradouros nas cidades-sede. Estamos animados para continuar essa jornada com o Rio”.
Impacto econômico e expansão do Porto
De acordo com o estudo Impactos Econômicos Potenciais do Web Summit Rio (2023–2030), produzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Invest.Rio e a Riotur, a edição atual do evento deve gerar mais de R$ 170 milhões em impacto econômico positivo. No acumulado das oito edições, estima-se uma movimentação de R$ 1,8 bilhão.
Além do campus de IA, a área portuária do Rio também será transformada. Paes anunciou o projeto Mata Maravilha, que prevê uma integração entre natureza e tecnologia em mais de 200 mil metros quadrados. O novo complexo incluirá uma marina, dois parques, quatro hotéis, torres residenciais “verdes”, um centro de convenções, casas de espetáculos, restaurantes, shoppings e a maior academia a céu aberto da América Latina.
Apoio institucional e expectativas futuras
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também participou da cerimônia de abertura e reforçou a importância de eventos como o Web Summit para o protagonismo brasileiro na inovação:
“O Brasil precisa liderar iniciativas que reúnam mentes brilhantes e empresas visionárias com apoio governamental. Essas alianças impulsionam o desenvolvimento e constroem um futuro mais inclusivo”.
Já Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ, elogiou a continuidade do Web Summit no Rio, apontando que a inovação tecnológica é capaz de transformar setores inteiros da economia e criar novas oportunidades.
AGENDA DO PODER
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários