Proposta da deputada Zeidan facilita regularização de propriedade de automóveis isentos de IPVA e prevê processo eletrônico junto ao Detran-RJ.
O plenário da Assembleia Legislativa do Rio aprovou em segunda discussão, nesta quarta-feira (30), o Projeto de Lei 3.784/21, da deputada Zeidan (PT), que regulamenta a transferência de propriedade de veículos automotores antigos por meio eletrônico.
A proposta busca facilitar a regularização de proprietários que possuem a posse de boa-fé, mas que não formalizaram a transferência junto ao Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ).
A medida beneficiará veículos isentos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em razão da data de fabricação. Caso sejam apresentadas emendas, o projeto poderá sair de pauta para nova análise.
De acordo com o texto, os interessados terão o prazo de um ano, a partir da publicação da futura lei no Diário Oficial, para iniciar o processo de regularização. A comunicação da intenção de transferência deverá ser feita de forma eletrônica ao Detran-RJ.
Após receber a manifestação, o Detran enviará uma notificação ao último proprietário registrado, alertando sobre o pedido de transferência de titularidade e concedendo prazo para eventual contestação, tanto eletrônica quanto presencialmente.
Em caso de ausência de manifestação, o órgão publicará novo edital e tentará novo contato em até 30 dias. Se houver contestação do antigo proprietário dentro do prazo, a transferência será automaticamente suspensa. Se não houver resposta, o veículo passará por vistoria obrigatória antes da efetivação da mudança de titularidade.
Ainda segundo o projeto, a transferência será permitida somente se o novo proprietário for pessoa física, apresentar o último Certificado de Registro de Veículo (CRV) válido e comprovar residência fixa no Estado do Rio.
O Detran também deverá verificar, antes da transferência definitiva, a inexistência de restrições legais junto aos órgãos competentes. Zeidan afirmou que a proposta busca resolver situações em que cidadãos enfrentam dificuldades para formalizar a propriedade de seus veículos.
Segundo ela, muitos desses casos resultam em multas injustas por falhas na atualização dos registros. “Tivemos acesso a casos de multas relacionadas à transferência de titularidade de veículos causadas pela incapacidade do Poder Público de cumprir sua parte nessas regras”, explicou a parlamentar.
O projeto complementa a Lei 9.062/20, que já autoriza o Detran-RJ a instituir o serviço de registro e regularização de venda de veículos pela internet, reforçando a modernização dos procedimentos administrativos no estado. O texto segue para análise do governador Cláudio Castro, que tem 15 dias para vetar ou sancionar a proposta.
AGENDA DO PODER
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários