Casimiro Montenegro Filho se destacou na história da Engenharia Aeronáutica no Brasil, criando o ITA, o CTA e o Correio Aéreo Nacional.
O Marechal Casimiro Montenegro Filho foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A lei assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinando a inscrição foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22)
A homenagem reconhece a contribuição do militar cearense para o desenvolvimento científico, tecnológico e institucional do Brasil, especialmente no campo da aviação.
Casimiro Montenegro Filho (1904–2000), natural de Fortaleza (CE), foi um dos nomes mais importantes da história da Força Aérea Brasileira (FAB). Jovem tenente do Exército, destacou-se ainda na década de 1930 ao participar de eventos decisivos da história nacional, como a Revolução de 1930, que pôs fim à política do café com leite, e a Revolução Constitucionalista de 1932, quando foi preso pelas tropas paulistas por se manter leal ao governo federal.
Em 1931, Montenegro foi um dos fundadores do Correio Aéreo Militar (CAM), que se tornaria o Correio Aéreo Nacional (CAN) — serviço pioneiro que expandiu a integração aérea pelo território brasileiro, conectando o país por meio de rotas até então inexistentes.
Visionário, Montenegro viajou aos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e inspirou-se no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para idealizar um projeto semelhante no Brasil. O resultado foi a fundação, no início dos anos 1950, do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), que viriam a se tornar referências em pesquisa e formação de engenheiros.
Marechal-do-Ar e patrono da engenharia aeronáutica da Força Aérea Brasileira, Montenegro dedicou sua vida à criação de instituições estratégicas para o desenvolvimento nacional. Morreu aos 95 anos, em 2000, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Seu corpo foi enterrado com honras militares na Cripta dos Aviadores do Cemitério São João Batista, no Rio.
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários