O deputado Rodrigo Bacellar (União) foi o primeiro a assumir a palavra na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta terça-feira (9), para defender o seu pacote de enfrentamento ao crime (PEC-RJ). A proposta, que reúne uma série de medidas voltadas ao fortalecimento da segurança pública no estado, está pautada para discussão única e em regime de urgência.
Ele justificou que o pacote representa uma resposta legislativa ao aumento da violência e também procurou desfazer o mal-estar causado por ter anunciado a proposta no mesmo dia em que o governador Cláudio Castro (PL) informou que protocolaria no legislativo uma medida semelhante de combate ao crime.
‘Não estou preocupado se vou ser candidato’
Segundo o deputado, seu projeto foi construído antes, durante o recesso de julho, e o governador tinha ciência disso. Ele reafirmou que sua proposta conta com 19 artigos, enquanto a do Executivo possui apenas dois, e afirmou que não está preocupado em apresentar projetos para ser “candidato a isso ou àquilo”.
“O governador foi eleito pelo povo para comandar o Rio. Eu fui eleito deputado e escolhido pelos senhores para comandar o legislativo. Vou repetir: eu não faço projeto para chamar atenção e não estou preocupado se vou ser candidato a isso ou àquilo. Eu faço o meu melhor enquanto aqui estiver”, afirmou Bacellar, ressaltando que apoiará a proposta apresentada por Castro.
Bacellar alfineta guarda armada de Paes
Além disso, o deputado também aproveitou o momento para alfinetar a proposta do prefeito Eduardo Paes (PSD), que criou neste ano a divisão de elite armada da Guarda Municipal do Rio. Segundo Bacellar, qualquer medida de segurança pública é bem-vinda, mas há preocupação quando o tema é usado como “palanque eleitoral”.
“Eu sou um cara que gosta de trabalhar, cumprir a palavra e fugir do espetáculo. Eu vi muitas coisas, e qualquer medida de segurança pública é bem-vinda e deve ser aceita, não podendo ter vaidade de lado nenhum. O que me preocupa é correr a torto e a direito para fazer palanque eleitoral usando um tema tão sensível como o da segurança pública”, completou Bacellar.
Pano de fundo
O episódio envolvendo os dois pacotes de segurança pública de Castro e Bacellar ocorre em meio a meses de desentendimentos entre eles, após Bacellar, na condição de governador em exercício, ter exonerado o então secretário de Transportes, Washington Reis (MDB).
Depois disso, Castro, que havia anunciado apoio à pré-candidatura de Bacellar a governador em 2026, recuou e afirmou que a definição sobre sua sucessão ocorrerá apenas no ano que vem. Aliados do presidente da Alerj destacam que a proposta do presidente da Alerj já vinha sendo elaborada e trabalhada ao longo do recesso legislativo, em julho.
Pacote recebeu o aval da CCJ
O pacote de Bacellar já havia recebido o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última quarta-feira (3). Apesar do pedido de inclusão de emendas de Luiz Paulo (PSD) e Elika Takimoto (PT), a proposta foi aprovada pela comissão após um acordo proposto pelo presidente da CCJ, Rodrigo Amorim (União), pedindo que divergências e emendas fossem apresentadas em plenário.
Nesta terça-feira, o projeto também recebeu parecer favorável das comissões de Segurança Pública e Assuntos de Polícia; de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso; e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle. Já a Comissão de Ciência deu parecer favorável, com emenda, acompanhando o pedido de Elika Takimoto.
Fonte: temporealrj.com

.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários