Alerj aprova em segunda discussão feriado de Corpus Christi no estado do Rio

 


Autoria de Márcio Gualberto e Fred Pacheco garante caráter pioneiro à iniciativa entre os 27 estados brasileiros; governador Cláudio Castro tem 15 dias para sancionar ou vetar a medida


O Rio de Janeiro está prestes a se tornar o primeiro estado do Brasil a reconhecer oficialmente o Dia de Corpus Christi como feriado. A proposta foi aprovada em segunda discussão na Assembleia Legislativa (Alerj), nesta terça-feira (30), e busca dar status de feriado estadual a uma das mais tradicionais celebrações da Igreja Católica.


A medida tem como autores originais os deputados Márcio Gualberto (PL) e Fred Pacheco (PMN). Durante a discussão, no entanto, eles abriram coautoria para Rodrigo Amorim (União Brasil), Luiz Paulo (PSD), Rodrigo Bacellar (União Brasil), Dionísio Lins (PP), Átila Nunes (PSD) e Giovani Ratinho (Solidariedade).


Atualmente, Corpus Christi é considerado ponto facultativo no calendário federal, ficando a critério de estados e municípios decidir sobre a adesão.


Iniciativa pioneira no país


Com a aprovação, o Rio seria o primeiro ente federativo entre os 27 estados brasileiros a oficializar a data como feriado. Em algumas cidades do país, como São Paulo, Corpus Christi já é considerado feriado municipal, mas não há regulamentação estadual.


O presidente da Assembleia, Rodrigo Bacellar, que assina como coautor, destacou o esforço conjunto para colocar a matéria em votação.


“Temos compromisso com a Igreja Católica, mas acima de tudo com o povo fluminense. Eu nada mais fiz que minha obrigação de pautar o projeto, por respeito à igreja. Com isso, conseguimos pautar a proposta em tempo recorde e com trabalho em conjunto, pois aqui ninguém brilha sozinho”, afirmou.


Turismo religioso e cultura popular


Para o deputado Márcio Gualberto, além da importância religiosa, o feriado também deve beneficiar o turismo. Ele lembrou a tradição de São Gonçalo, que realiza anualmente o maior tapete de sal da América Latina, atraindo milhares de visitantes.


“Com esse feriado religioso, as famílias poderão, de maneira mais tranquila, adorar nosso Cristo. O dia de quinta-feira é o dia de adoração ao Santíssimo na Igreja Católica e, nesta quinta-feira, está sendo aprovado o projeto para fazer do Rio de Janeiro o primeiro estado a tornar feriado o Dia de Corpus Christi. Também ganham com isso os empresários, porque nós temos o turismo religioso. Portanto, é uma conta de ganha-ganha”, disse.


Fred Pacheco reforçou que a oficialização da data representa valorização da fé cristã. “O deputado Gualberto e eu somos católicos praticantes e representamos nossas bandeiras com muita coragem. A gente sabe e evidencia a importância de ter nosso Cristo Rei cada vez mais vivo e esse feriado fortalece o campo democrático para que possamos exercer nossa fé e a nossa religiosidade onde estivermos”, declarou.


Se sancionada, a norma transformará em feriado estadual uma celebração sempre realizada na primeira quinta-feira após 60 dias do Domingo de Páscoa, que relembra o “corpo de Cristo” e o sacramento da eucaristia.

Postar um comentário

0 Comentários