Autoria de Márcio Gualberto e Fred Pacheco garante caráter pioneiro à iniciativa entre os 27 estados brasileiros; governador Cláudio Castro tem 15 dias para sancionar ou vetar a medida
O Rio de Janeiro está prestes a se tornar o primeiro estado do Brasil a reconhecer oficialmente o Dia de Corpus Christi como feriado. A proposta foi aprovada em segunda discussão na Assembleia Legislativa (Alerj), nesta terça-feira (30), e busca dar status de feriado estadual a uma das mais tradicionais celebrações da Igreja Católica.
A medida tem como autores originais os deputados Márcio Gualberto (PL) e Fred Pacheco (PMN). Durante a discussão, no entanto, eles abriram coautoria para Rodrigo Amorim (União Brasil), Luiz Paulo (PSD), Rodrigo Bacellar (União Brasil), Dionísio Lins (PP), Átila Nunes (PSD) e Giovani Ratinho (Solidariedade).
Atualmente, Corpus Christi é considerado ponto facultativo no calendário federal, ficando a critério de estados e municípios decidir sobre a adesão.
Iniciativa pioneira no país
Com a aprovação, o Rio seria o primeiro ente federativo entre os 27 estados brasileiros a oficializar a data como feriado. Em algumas cidades do país, como São Paulo, Corpus Christi já é considerado feriado municipal, mas não há regulamentação estadual.
O presidente da Assembleia, Rodrigo Bacellar, que assina como coautor, destacou o esforço conjunto para colocar a matéria em votação.
“Temos compromisso com a Igreja Católica, mas acima de tudo com o povo fluminense. Eu nada mais fiz que minha obrigação de pautar o projeto, por respeito à igreja. Com isso, conseguimos pautar a proposta em tempo recorde e com trabalho em conjunto, pois aqui ninguém brilha sozinho”, afirmou.
Turismo religioso e cultura popular
Para o deputado Márcio Gualberto, além da importância religiosa, o feriado também deve beneficiar o turismo. Ele lembrou a tradição de São Gonçalo, que realiza anualmente o maior tapete de sal da América Latina, atraindo milhares de visitantes.
“Com esse feriado religioso, as famílias poderão, de maneira mais tranquila, adorar nosso Cristo. O dia de quinta-feira é o dia de adoração ao Santíssimo na Igreja Católica e, nesta quinta-feira, está sendo aprovado o projeto para fazer do Rio de Janeiro o primeiro estado a tornar feriado o Dia de Corpus Christi. Também ganham com isso os empresários, porque nós temos o turismo religioso. Portanto, é uma conta de ganha-ganha”, disse.
Fred Pacheco reforçou que a oficialização da data representa valorização da fé cristã. “O deputado Gualberto e eu somos católicos praticantes e representamos nossas bandeiras com muita coragem. A gente sabe e evidencia a importância de ter nosso Cristo Rei cada vez mais vivo e esse feriado fortalece o campo democrático para que possamos exercer nossa fé e a nossa religiosidade onde estivermos”, declarou.
Se sancionada, a norma transformará em feriado estadual uma celebração sempre realizada na primeira quinta-feira após 60 dias do Domingo de Páscoa, que relembra o “corpo de Cristo” e o sacramento da eucaristia.
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários