MDB reconduz Washington Reis, declara apoio a Paes e oficializa Jane Reis como vice

 


O ato reuniu lideranças estaduais e nacionais, como o ex-presidente Michel Temer, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, além de aliados do alto escalão do alcaide carioca


O MDB do Rio reconduziu, nesta quinta-feira (19), o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis à presidência estadual da sigla e oficializou o apoio do partido à pré-candidatura do prefeito Eduardo Paes (PSD) ao Governo do Estado. No mesmo evento, realizado na sede histórica da legenda no Centro do Rio, foi anunciada a advogada Jane Reis, irmã do cacique emedebista, como indicação do MDB para compor a chapa como candidata a vice.


O ato reuniu lideranças estaduais e nacionais, como o ex-presidente Michel Temer, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, além de aliados do alto escalão do alcaide carioca, e marca a consolidação da aliança e entre as siglas.


Também estiverem presentes o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, o secretário de Saúde municipal Daniel Soranz, o presidente da Câmara de Vereadores Carlo Caiado e vereadores como Pedro Duarte (PSD), que vai disputar uma vaga na Alerj pela legenda de Paes, Vitor Hugo (MDB) e o secretário João Pires, da Defesa do Consumidor. O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT) também compareceu ao lado do filho, Diego Zeidan.


Questionado sobre novos apoios da legenda, Reis foi sucinto. “Esse fechamento aqui é para apoiarmos o governador, até porque a Executiva Nacional ainda não deliberou o que vai fazer. Tem muita água por debaixo da ponte aí”, disse.


Parlamentares elogiam


O deputado federal Pedro Paulo (PSD) elogiou a aliança entre Paes e Jane Reis. “É um orgulho termos uma mulher ao lado de Eduardo Paes, advogada e evangélica. Mais uma aliança entre PSD e MDB se formando. Acho que é uma mensagem carinhosa e de muito respeito pelo gesto”, disse.


“Este evento celebra a união e a força pra que a gente chegue a vitória. Não precisamos só de um governador, mas de uma aliança com os melhores. Viva o PSD, Washington Reis e todos os partidos dessa aliança”, celebrou o parlamentar.


“Apoiamos muito a humildade e a democracia, e todos num propósito só, para termos um estado forte e unido. Eduardo Paes com sua experiência ao lado de Jane Reis, mulher, advogada e comprometida. Paes junto com a família Reis, que entrega sempre. Vamos juntos”, destacou o deputado federal Gutemberg Reis (MDB).


Chegou primeiro e bebeu água limpa


A recondução de Washington ao comando estadual do MDB já era esperada e integra o acordo político que pavimentou o apoio formal do partido ao projeto eleitoral de Paes.


Impedido de disputar o pleito estadual por questões judiciais ainda pendentes, o ex-prefeito de Caxias manteve influência decisiva nas negociações e passou a atuar diretamente na montagem da coalizão.


A escolha de Jane Reis para a vice, aliás, atende a dois objetivos estratégicos: reforçar a presença do MDB na chapa e ampliar o alcance político do grupo na Baixada Fluminense e entre segmentos conservadores do eleito

rado.


Nos bastidores, a formalização da aliança também foi interpretada como um recado a outras siglas que ainda orbitam a base do governador Cláudio Castro (PL). Em publicação nas redes sociais, o prefeito de Maricá e aliado do campo lulista, Washington Quaquá (PT) resumiu o gesto político com um ditado popular: “quem chega primeiro bebe água limpa”.


Na leitura do vice-presidente nacional do PT, a mensagem sugere que o MDB, que aderiu ao projeto de Paes e se distanciou do bolsonarismo — com direito a briga recente com o ex-presidente da Alerj Rodrigo Bacellar —garantiu protagonismo na composição da chapa — e sinaliza a outros partidos que ainda há espaço para adesões.


Postar um comentário

0 Comentários