MAIS DE 41% DOS BRASILEIROS ENFRENTAM FOME OU INSEGURANÇA ALIMENTAR, NO PAÍS QUE É O MAIOR PRODUTOR DE ALIMENTOS DO MUNDO

 


No país que é considerado o maior produtor de alimentos do mundo, praticamente 85 milhões de brasileiros, cerca de 41% da população, convivem com fome ou algum grau de insegurança alimentar. Os números são da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE, e compreendem o período entre 2017 e 2018.

Dessa parcela, 27% vivem com insegurança alimentar leve, quando há preocupação ou incerteza quanto ao acesso aos alimentos num futuro breve, além de perda na qualidade dos alimentos, imposta para não comprometer a quantidade de alimentação consumida.

Já a população residente em domicílios com insegurança alimentar moderada ou grave, onde a qualidade e a quantidade desejadas em relação aos alimentos já estavam comprometidas, o percentual é de 13,9%. Nessa situação, a fome passa a ser uma experiência vivida no domicílio.

Como os dados são anteriores ao período da pandemia, a tendência é que a dificuldade para garantir alimentação de qualidade e quantidade (segurança alimentar) esteja ainda maior.

Isso porque o desemprego bateu recorde e o país se recupera lentamente da sua pior recessão. Apesar da manutenção do auxílio emergencial às famílias, o valor menor do programa neste ano frente ao avanço da inflação não reduz o difícil acesso à compra de itens básicos, como alimentos, sobretudo pelos mais pobres.

Fonte:https://www.agendadopoder.com.br/manchete/mais-de-80-dos-brasileiros-enfrentam-a-fome-ou-a-inseguranca-alimentar-no-maior-produtor-de-alimentos-do-mundo/

Postar um comentário

0 Comentários