O governador Cláudio Castro anunciou, nesta segunda-feira (10/01), o aumento da Gratificação de Regime Especial de Trabalho (GRET) para os praças do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O benefício será pago por decreto de uma só vez e em caráter indenizatório.
Com isso, mais de 46 mil militares ativos passarão a ter direito a uma gratificação correspondente a 150% do soldo já na folha salarial de janeiro, que será paga em fevereiro. Atualmente, a GRET de praças é de 122,50%.
No final de dezembro, a Alerj aprovou o pagamento da GRET em duas parcelas. O governador vetou a mudança incorporada pelos deputados ao projeto de lei do Executivo, propondo, em seu lugar, a liquidação em cinco vezes através de um decreto. Na quarta-feira, os parlamentares, por maioria de 43 a 24, decidiram manter o veto, deliberação que gerou enorme polêmica no meio político fluminense por sugerir o rompimento entre o presidente André Ceciliano e Cláudio Castro. Hoje, o governador decidiu fazer o pagamento à vista de toda a diferença entre o percentual da gratificação pago atualmente aos praças (122,5%) e os 150% propostos.
Cláudio Castro confirmou o aumento para os PMs e bombeiros durante reunião com deputados da Assembleia Legislativa do Rio, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença dos secretários de Governo, Rodrigo Bacellar; da Casa Civil, Nicola Miccione; de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro, e de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho.
— Se pudermos valorizar ainda mais os nossos bombeiros e policiais militares, faremos. Não mediremos esforços para garantir mais conquistas para a Segurança Pública — declarou o governador.
Além do aumento da GRET para praças, o Governo do Estado concedeu ainda outros benefícios aos PMs e bombeiros ativos, inativos e pensionistas na Lei 9.537. De autoria do Poder Executivo, o texto criou o Sistema de Proteção Social dos Militares.
Em relação aos pensionistas, todos aqueles que ganham abaixo do teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente em R$ 6.433,57, voltam a ser isentos do desconto previdenciário de 10,5%.
Com a nova legislação, o auxílio-fardamento passa a ser considerado verba de caráter indenizatório, e não será mais concedido aos militares como empréstimo. Além disso, o PM ou bombeiro ativo que for responsável por criança com deficiência física ou intelectual terá direito a um adicional de 20% no soldo.
Pelo texto, os militares ativos, inativos e pensionistas terão a garantia de pagamento da Gratificação de Tempo de Serviço a partir de 1º de janeiro de 2022. Será paga ainda uma indenização ao militar inativo de valores referentes a férias e licença-especial não tiradas no tempo em que estava na atividade. Para ter direito ao benefício, o prazo é de cinco anos, a contar da data da passagem para a inatividade remunerada.
Fonte: https://www.agendadopoder.com.br/politica/claudio-castro-anuncia-pagamento-de-gratificacao-de-150-a-bombeiros-e-policiais-militares-em-uma-so-parcela/
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
1 Comentários
Ano eleitoral é muito Bom.
ResponderExcluir