O consumo de jornais impressos em 2021 apresentou queda de 13%, enquanto o de jornais digitais cresceu 6%, mostram dados do IVC (Instituto Verificador de Comunicação) compilados pelo Poder 360.
Para a análise foram escolhidas 10 publicações – Super Notícia, Estadão, O Globo, Folha de S. Paulo, Zero Hora, Valor, Estado de Minas, Correio, A Tarde e O Povo. Elas tiveram 12,8% de queda em comparação com 2020 nas suas vendas em papel.
Somente o Estado de Minas (16,6%) e a Folha de S. Paulo (1,2%) registraram avanço nas vendas em 2021.
A curva dos últimos cinco anos mostra claramente a tendência de redução da tiragem de publicações impressas: na somatória dos 10 veículos, a tiragem caiu a menos da metade (redução de 57%), de 883 mil para 382 mil.
Por outro lado, as mídias digitais se mantêm como tendência. O consumo de jornais neste formato – seja os comerciais – seja os independentes – cresceu 5,8% em 2021. É a primeira vez que os mesmos jornais citados – no ambiente virtual – superam, somados, a casa de 1 milhão de assinantes on-line.
Veja os gráficos da imprensa em papel:
Fonte:https://www.agendadopoder.com.br/uncategorized/leitura-de-jornais-impressos-caiu-13-e-acesso-a-publicacoes-digitais-comerciais-cresceu-apenas-58-em-2021/
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários