RICARDO BRUNO
Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula estaria eleito seguramente. O resultado da mais recente pesquisa CNT-MDA mostra a manutenção de folgada vantagem (14,2%) do petista sobre Bolsonaro. Os números sugerem uma aparente estabilidade na disputa entre os dois principais contendores da corrida presidencial. Em dezembro, a diferença entre eles era de 17,2%. Houve, portanto, uma redução de três pontos, número ligeiramente acima da margem de erro, de 2,2%.
Por trás da aparente estabilidade numérica há, contudo, uma enorme instabilidade no comportamento dos eleitores brasileiros. As razões que sustentam a enganosa semelhança dos números finais da sondagem são totalmente diversas da anterior. A pesquisa atual registra a recuperação de terreno por Bolsonaro em todas as regiões do país, a exceção do Nordeste, onde, em oposto, Lula cresceu ainda mais, sobrepujando o adversário de modo acachapante: 61% a 16%. A vantagem, hoje de 45 pontos, antes era de 38.
Também entre os mais pobres (até dois salários mínimos), Lula manteve a folgada dianteira de 30 pontos (51,1% contra 20.6%).
Os nordestinos e os pobres são, portanto, as fortalezas inexpugnáveis de Lula, que lhe garantem, a julgar pelos números, a vitória consagradora no pleito.
Há, contudo, uma silenciosa movimentação de eleitores em outras regiões do país, mostrando preocupante recuperação de Bolsonaro. No Sudeste, a vantagem de Lula, antes de 9%, é de apenas dois (33,7% contra 31,8%); no Sul, de 12 caiu para 8 (39,5% a 32,1%). E no Norte-Centro Oeste despencou de 9 para 1 (35,3% a 34,3%). A rigor, Lula e Bolsonaro, a serem corretos os números, estão em empate técnico nas três regiões, o que não se configurava na rodada anterior.
É importante assinalar que Lula, pela esquerda, e Bolsonaro, pela direita, bloqueiam totalmente os espaços para terceira via. Não por acaso, a recuperação de Bolsonaro se dá em movimento oposto ao de Sérgio Moro, que se desmilingui, caindo de 8,9 % para 6,4%. O único caminho do ex-juiz parcial seria pela direita, hoje ocupada consistentemente por Bolsonaro.
Das três regiões do país, a de maior contingente eleitoral é a Sudeste. Com 62 milhões de eleitores, representa 43% dos eleitorado nacional. A queda da vantagem de Lula de 9 para dois por cento no Sudeste merece, portanto, análise cuidadosa e sugere a necessidade de rediscussão da política de alianças do PT com o objetivo de ampliar a força eleitoral de Lula para além da esquerda. Uma federação exclusivamente de partidos de esquerda poderia vedar as possibilidades de ampliação dos acordos.
Vejamos o caso do Rio de Janeiro, berço do bolsonarismo e onde, por extensão, as diferenças entre Lula e Bolsonaro são ainda mais estreitas. O apoio exclusivo a Marcelo Freixo afastou do presidente Lula um dos mais importantes eleitores do estado, o prefeito Eduardo Paes, que ensaia uma aliança com Ciro Gomes, caso o PSD não tenha candidatura própria.
A serem corretos os números da CNT-MDA, é aconselhável o PT rever sua política de alianças. O partido não pode abrir mão de apoios do calibre de Eduardo Paes, por razões de baixa consistência, sob pena de incidir num imperdoável erro estratégico. O somatório de equívocos dessa natureza talvez explique os números da pesquisa.
O bom é que esses sinais começam a ser emitidos em fevereiro. Há, portanto, tempo de sobra para mudanças. Os números mostram, contudo, que não há uma vantagem esmagadora que permita a prática de erros primários como esse. Numa disputa renhida, a vitória será sempre de quem errar menos.
Fonte: https://www.agendadopoder.com.br/manchete/numeros-da-pesquisa-cnt-mda-sugerem-que-pt-precisa-rediscutir-sua-politica-de-aliancas/
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários