NEGÓCIO DA CHINA.


 

A expressão “negócio da china” carrega em si uma semântica historiográfica e atemporal. Já foi tema de novela global (idos de 2008/2009); originou-se das viagens de Marco Polo ao Oriente, no século XIII. Com a divulgação de sua narrativa, a China ficou conhecida como uma terra de coisas mirabolantes, exóticas, atraindo a ambição de comerciantes (v. https://www.google.com.br/search?q=neg%C3%B3cio+da+china_03/06/2015).   

            A expressão transpassou pelos séculos. Está viva entre nós, ainda. Com conotações diferentes. Vejamos:

            Hoje o ‘negócio da China’ mais famoso no mundo é um vírus. O vírus chinês que atropelou os planos da humanidade para o Século XXI. Fez o mundo globalizado virar de cabeça para baixo e nos obrigou a todos – sociedade e governo – a permanecer conectados, numa sociedade online sem fronteiras, sem marcos definidos; sem parâmetros históricos a seguir! Soltos no espaço. Perdidos no espaço. Por falar nessa série da TV:  

          O que acontece com o Robô Perdidos no Espaço?

         John e Maureen enfrentam os robôs restantes, incluindo SAR, mas não conseguem matá-lo. No último minuto, os outros chegam, incluindo Will. SAR tenta apunhalar o personagem, mas nesse momento, os dados do Robô são transferidos para o novo hospedeiro. Dessa forma, SAR morre e Robô é revivido.

 3 de dez. de 2021 - https://www.google.com.br/search?sxsrf=AOaemvJwZb2beL0-EBbC8lcp0-idc-mBrA:1640696308522&q=Quantas+temporadas+Perdidos+no+Espa%C3%A7o%3F&sa=X&ved=2ahUKEwi575yFxob1AhUEGLkGHc5kDUIQzmd6BAgPEAU&biw=1920&bih=937&dpr=1.

            Três países irão sobressair dessa brainstorming: EUA, China e Índia. Veremos.

            Aqui, no Brasil, continuamos patinando ao fornecer matéria-prima para esses países (vide China), mergulhados nesse mundo líquido globalizado de economia planificada – sem visibilidade, sem cliques, sem acessos e sem importância global.

            Nos séculos passados qualquer mudança na humanidade levava, no mínimo, cem anos. Hoje, mesmo amando o passado, o novo sempre vem (Belchior); e agora vem a cada nova década; vem a cada cinco anos, ou menos. De repente o novo ficou velho. De repente 2022.

            O negócio da China impregnou o chamado mundo pós-moderno e nos acompanha nesse novo ano de 2022. Nesse novo ecossistema. Com muitas novas profissões que mais parecem ficção científica  - muitas delas sem regulamentação no mundo jurídico. Vejamos alguns exemplos listados pela revista forbes (https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/11/conheca-5-profissoes-que-parecem-ficcao-mas-ja-sao-realidade-no-mundo-da-inovacao/:).

            - especialista em metaverso: pois as novidades virão em simbiose invisíveis, que necessitarão de profissionais capazes de compreender e saber o que fazer nesse assustador ecossistema nas nuvens;

            - especialista em ‘blockchain’ e criptomoedas: o mundo dos negócios sofrerá mutações e metamorfoses inimagináveis há alguns anos atrás, obrigando a que tenhamos profissionais altamente especialistas nessas áreas;  

            - prototipador baseado em dados: no artigo da revista passada - intitulado “dados são o novo petróleo!” - tecemos o panorama desse porvir. Por isso peço ao leitor que reveja a edição nº 151 de dezembro/2021, pág.12 - revista O Empresário.

            Apesar de ser negócio da China, esse novo panorama de trabalho trazido na calda do coronavírus merecerá dos nossos legisladores brasileiros - e também dos intérpretes e operadores do Direito - uma conformidade jurídica como nunca antes pensada, e fará com que a CLT Getulista, e todo o regramento legal, sofram uma profunda reforma.  

            Em caso de dúvidas, procure um advogado de sua confiança e que tenha domínio do tema.

 

Procurador Ronaldo Borges/Ronan

- Advogado do Município – procurador – 1º lugar no concurso público

 - professor de Direito

- Pós-graduaçao em DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL

- Pós-graduação em  DIREITO PÚBLICO

-Pós-Graduação em GESTÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

- Um ano Mestrado UENF_Campos_RJ_2019

- Formado em DIREITO E CIÊNCIAS SOCIAIS

- you tuber: ronaldo borges ronan

Postar um comentário

0 Comentários