O Ministério da Justiça e Segurança Pública orientou as mais de 900 unidades do Procon no Brasil a iniciarem processos administrativos contra a Apple e Samsung, pela comercialização de celulares sem carregador. No Rio, o deputado estadual Rodrigo Bacellar protocolou indicação solicitando ao presidente estadual do Procon que providências sejam adotas contra a prática ilícita.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a prática configura “venda casada”, já que o cliente é condicionado a comprar um item para conseguir usar outro. Para o deputado, a prática fere o princípio da boa-fé, “Além de denotar má-fé, configura prática abusiva, tendo em vista que onera dolosamente o consumidor, além de carecer de razoabilidade mercadológica” alegou Bacellar, que também é advogado.
Em outubro de 2020, a Apple virou alvo de críticas após anunciar que a linha de iPhone 12 seria vendida sem carregador. A estratégia continuou no lançamento do iPhone 13, aparelho mais recente da marca.
A indicação legislativa do deputado Rodrigo Bacellar, publicada em 2021, foi destinada ao sr. Cássio da Conceição Coelho, à época, presidente do departamento estadual de proteção e defesa do consumidor do Rio de Janeiro.
Fonte: ASCOM Deputado Rodrigo Bacellar

.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários