A Vice-presidente do Parlamento húngaro, Márta Mátrai, esteve na Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (22/03), para um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (PL).
Além da troca de experiência entre as duas casas legislativas, a comitiva visitou as instalações do Parlamento Fluminense e foi ao Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia. Durante a reunião, Márta falou dos avanços do país nos últimos anos, com políticas de proteção à criança e ações que geraram a queda do desemprego, e ela convidou os deputados a visitarem o Parlamento da Hungria. “É sempre muito interessante a troca de cultura e de experiência. A Marta é jurista, assim como eu, e uma pessoa formidável. Acho que o ponto mais importante dessa reunião foi analisar as mudanças legislativas que eles sofreram a partir de 2003, em especial em 2010, quando mudaram totalmente a Constituição do país e nos mostraram em números os avanços que eles alcançaram”, disse Bacellar.
Entre as melhorias destacadas no país nos últimos 13 anos, está a queda do número de desempregados.
Segundo Márta, desde 2010, quando a Hungria passou a ofertar em massa cursos profissionalizantes, levando grande parte da população para trabalhos públicos, o número de desempregados despencou. “Trabalhadores que começaram as suas carreiras como varredores de rua conseguiram mudar de cargo e aumentar seu ganho salarial”, contou.
Além do panorama econômico e político apresentado, Márta Mátrai convidou os deputados da Alerj para visitarem o país. “Temos trabalhado em algumas áreas que podem servir como modelo de políticas públicas a serem aplicadas aqui também, como a criação de novos postos de trabalho.
Seria muito interessante a visita de uma comitiva do Rio ao nosso parlamento”, comentou.Grupo de trabalhoAgradecido pelo convite, Bacellar disse que montou um grupo de trabalho para analisar as ações apresentadas e vai discutir a possibilidade de visitar o país. “Vamos carinhosamente analisar o que foi implementado lá e avaliar o que conseguimos aproveitar aqui, levando em consideração, é claro, a nossa realidade. Falei também de possivelmente fazermos uma agenda conjunta entre o Poder Executivo e uma parte do Parlamento para irmos à Hungria ver de perto o que eles nos apresentaram”, concluiu o presidente.
Foi a primeira agenda internacional de Bacellar à frente da Alerj. Na comitiva estava a vice-diretora de Relações Institucionais do Parlamento europeu, Beatriz Kese; o Embaixador do país, Zoltán Szentgyörgyi; e o Cônsul-Geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László.
O grupo aproveitou a oportunidade para conhecer o plenário da Assembleia, além das instalações da TV Alerj e da rádio da Casa.
Os visitantes também estiveram no Palácio Tiradentes e se mostraram impressionados com a beleza do histórico prédio.
Ascom: ALERJ.


.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários