Atualmente, ele é responsável pela interlocução da União com prefeitos de todo o Brasil
O ex-presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) André Ceciliano já decidiu que será novamente candidato à Casa em 2026. Ceciliano descarta se candidatar à Câmara dos Deputados, como chegou-se a especular. Atualmente como secretário especial de assuntos federativos da Presidência da República, Ceciliano calcula que tiraria votos de alguns dos seus companheiros de bancada fluminense, como Dr. Luizinho e Áureo Ribeiro, além de nomes da bancada petista. Apesar disso, ele não pensa em voltar à presidência da Casa.
Assim, apostando em ter um cargo no próximo mandato e seguir em Brasília, cedido a pedido do presidente Lula, o desafio de se candidatar à Alerj é considerado mais simples. O número de votos necessários para concorrer à Câmara também é mais alto, o que dificultaria os planos, apesar da vinculação direta ao presidente Lula. Ceciliano chegou a se licenciar do Planalto para cuidar da campanha do filho, Andrezinho Ceciliano, que se tornou prefeito de Paracambi. Mas, assim que terminou esta missão, foi chamado de volta ao Planalto e negou convites da iniciativa privada.
“Queridinho” no Palácio do Planalto, ele atualmente é responsável pela interlocução da União com prefeitos de todo o Brasil e coordena os trabalhos do chamado “Encontrão Nacional de Prefeitos”, que acontecerá em Brasília entre os dias 10 e 13 de fevereiro. A realização é uma espécie de “continuação” do elogiado trabalho já realizado das caravanas federativas, vistas desde 2023.
A diferença é que agora, em 2025, os prefeitos eleitos nas últimas eleições rumarão para Brasília para serem atendidos e apresentarem as suas demandas diretamente ao governo. São esperadas mais de 20 mil pessoas na capital federal, desde prefeitos, é claro, até vereadores e secretários. Todos os ministérios terão representantes para o atendimento dos chefes dos executivos municipais e até mesmo prefeitos da oposição estão convidados.
O trabalho dele na Secretaria de Relações Institucionais, a SRI, também deve servir de impulsionador de votos no Rio, já que o ex-presidente da Alerj deve se candidatar a deputado estadual em 2026 e, por isto, precisará de votos no seu estado de origem.
Ceciliano é visto como um quadro de bom trânsito entre os petistas, por óbvio, mas capaz também de dialogar com bolsonaritas e membros do Centrão. É importante lembrar que ele presidiu a Alerj durante o auge do bolsonarismo, em 2018, e conseguiu pacificar a Casa.
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários