Alianças com PL e partidos de oposição marcam nova composição da Mesa Diretora
O deputado Rodrigo Bacellar (União) foi reeleito nesta segunda-feira (3) como presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), obtendo a unanimidade dos votos. Há dois anos, ele havia conquistado a presidência com 56 dos 70 votos possíveis. A vitória acachapante de Bacellar fez disparar o seu cacife na provável disputa da sucessão de Cláudio Castro em 2026.
O líder do PSOL na Alerj, Flávio Serafini, iniciou seu voto criticando o governo de Cláudio Castro, aliado de Bacellar, mas finalizou apoiando a reeleição. Em 2023, Serafini havia se abstido na votação. Ele destacou que, nos últimos dois anos, nem ele nem seu partido foram constrangidos em suas atuações:
“Há dois anos fui contra eleger como presidente alguém que havia acabado de deixar o governo. Mas vimos que o parlamento não foi uma extensão do governo. Diante desse balanço e sinalização positiva de acordo em que a oposição terá espaço para trabalhar, nosso voto é favorável”, afirmou Serafini.
Durante a sessão, um drone foi utilizado para registrar imagens da votação, que transcorreu de forma tranquila. Os deputados receberam uma caixa com fotos da confraternização de fim de ano, e muitos exibiam adesivos com o nome da chapa de Bacellar em seus paletós.
A nova Mesa Diretora da Alerj é composta por:
Presidente: Rodrigo Bacellar
1º Vice-presidente: Guilherme Delaroli (PL)
2ª Vice-presidente: Tia Ju (Republicanos)
3ª Vice-presidente: Zeidan (PT)
4ª Vice-presidente: Célia Jordão (PL)
1º Secretário: Rosenverg Reis (MDB)
2º Secretário: Dr. Deodalto (PL)
3ª Secretária: Franciane Motta (Podemos)
4º Secretário: Giovani Ratinho (Solidariedade)
1ª Vogal: Índia Armelau (PL)
2º Vogal: Rafael Nobre (União)
3º Vogal: Valdecy da Saúde (PL)
4º Vogal: Renato Miranda (PL)
A principal mudança na Mesa é na 1ª Vice-presidência, anteriormente ocupada por Manoel Brazão (União), que agora será assumida por Guilherme Delaroli (PL), irmão do prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, e próximo a Altineu Côrtes, presidente estadual do PL e recém-eleito 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados.
Após desentendimentos anteriores, Bacellar e Altineu chegaram a um acordo, permitindo que o PL ocupasse a 1ª Vice-presidência, anteriormente destinada ao União. Além disso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Alerj, também deverá ser liderada por um deputado do PL.
Com essas articulações, Bacellar assegurou o apoio integral do PL e buscou alianças com partidos de centro e esquerda para consolidar uma candidatura única. A deputada Zeidan (PT) permanece na Mesa Diretora, e parlamentares do PSOL, PDT e PSD também apoiaram a reeleição de Bacellar, apesar de serem oposição ao governo de Cláudio Castro.
Rodrigo Amorim, aliado próximo de Bacellar, deve continuar à frente da CCJ, mas, devido às negociações, poderá se filiar ao PL, já que o partido reivindicou o comando da comissão.
Houve disputa pelo cargo de 1º Secretário, atualmente ocupado por Rosenverg Reis (MDB). Val Ceasa (PRD) foi cotado para substituí-lo, mas Rosenverg, irmão do secretário estadual de Transportes e presidente do MDB no Rio, Washington Reis, manteve-se no posto, evitando possíveis impactos em acordos futuros, especialmente considerando as especulações sobre uma possível candidatura de Bacellar ao Palácio Guanabara em 2026.
Com informações de O Globo
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários