Aneel anuncia custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos devido à redução das chuvas e maior acionamento de termelétricas
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (25), adotar a bandeira tarifária amarela nas contas de luz a partir de maio. A informação foi publicada pela Agência Brasil. Com a mudança, os consumidores deverão pagar um valor extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) utilizados.
Desde dezembro de 2024, o sistema de bandeiras tarifárias permanecia no nível verde, sem cobrança adicional, beneficiado pelas condições favoráveis de geração de energia, especialmente a partir das hidrelétricas. Entretanto, a Aneel explicou que a recente transição do período chuvoso para o seco alterou o cenário.
“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, informou a agência.
O sistema de bandeiras tarifárias, implantado em 2015, visa tornar mais transparente para o consumidor o custo real da produção de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). As bandeiras são classificadas por cores: verde (sem custo adicional), amarela (custo moderado) e vermelha (custo elevado, com dois patamares possíveis de acréscimo).
O acionamento das usinas termelétricas, que utilizam combustíveis fósseis mais caros, torna necessário repassar esse aumento de custo ao consumidor, justificando a mudança para a bandeira amarela em maio.
Previsão de custos elevados nos próximos meses
De acordo com a Aneel, a previsão é de que os custos se mantenham elevados nos próximos meses, dependendo do regime de chuvas e do nível dos reservatórios das hidrelétricas. Caso as condições piorem, a adoção da bandeira vermelha poderá ser considerada em avaliações futuras.
A atualização do sistema de bandeiras ocorre mensalmente e leva em conta a previsão de geração e o comportamento do consumo. A Aneel recomenda que os consumidores redobrem os cuidados com o uso consciente de energia para evitar surpresas na fatura de luz.
AGENDA DO PODER
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários