Brasil só tem uma cidade no ranking mundial dos melhores destinos para caminhar e ela fica no estado do Rio; saiba qual é

 


Levantamento confirma preferência crescente dos turistas por experiências imersivas, sustentáveis e conectadas com a cultura local


O Rio de Janeiro conquistou um lugar de destaque no turismo internacional ao figurar entre os 100 melhores destinos do mundo para passeios a pé, segundo o ranking anual divulgado pela GuruWalk, principal plataforma global de city tours gratuitos. A capital fluminense é o único representante brasileiro na lista, ocupando a 80ª posição.


Segundo informações do jornal O GLOBO, a seleção leva em conta dados coletados entre 31 de março de 2024 e 1º de abril de 2025, incluindo o número de reservas realizadas por meio do site e do aplicativo da GuruWalk, além do volume de acessos às páginas de cada destino. O levantamento confirma a preferência crescente dos turistas por experiências imersivas, sustentáveis e conectadas com a cultura local.


“Cada vez mais viajantes querem vivenciar o mundo de uma forma mais aberta, íntima e sustentável. Caminhar é a melhor maneira de se conectar com uma cidade e seus habitantes. O fato de tantas cidades latino-americanas estarem no ranking demonstra o potencial da região para oferecer experiências turísticas emocionantes”, afirmou Belén Casanova, chefe de suprimentos da GuruWalk.


O público que utiliza a plataforma é majoritariamente europeu. Cerca de 50,5% das reservas são feitas por turistas da União Europeia. Outros 16% vêm do Reino Unido e dos Estados Unidos (8% cada), seguidos por visitantes da Argentina (4%), Canadá (2,2%), México (2%) e Austrália (2%).


Europa lidera, América Latina ganha espaço

O topo do ranking é dominado por cidades europeias. Roma, na Itália, ocupa novamente a primeira posição, seguida por Budapeste, na Hungria, e Madri, na Espanha. Praga (República Tcheca) e Barcelona (Espanha) completam o top 5, consolidando o Velho Continente como epicentro do turismo urbano a pé.


Apesar da hegemonia europeia, várias cidades da América Latina conseguiram se destacar. A Cidade do México aparece em 35º lugar, Medellín em 37º e Cartagena em 40º. Buenos Aires e Cusco também figuram entre os 50 primeiros colocados, ocupando a 45ª e a 47ª posições, respectivamente — com destaque para suas subidas significativas no ranking: 15 e 19 posições a mais que no ano anterior.


Além do Rio, que ocupa a 80ª colocação, outras cidades latino-americanas como Lima (53º), Bogotá (62º), Antígua (72º), Arequipa (81º), Oaxaca (85º), Montevidéu (98º) e Mérida (100º) completam a representação da região.


Mudança no gosto dos viajantes

O novo ranking também indica mudanças nas preferências globais. A Cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, teve um salto expressivo, subindo 39 posições e passando do 99º para o 60º lugar. Cidades japonesas como Tóquio (36º), Kyoto (42º) e Osaka (68º) também avançaram, refletindo o crescente interesse por destinos asiáticos.


Em contrapartida, destinos tradicionais da Espanha, como Segóvia (que caiu do 54º para o 89º lugar), Salamanca e Bilbao, perderam posições, sinalizando um possível esgotamento de interesse por cidades já bastante exploradas pelos turistas.

Veja ranking

Roma, Itália

Budapeste, Hungria

Madri, Espanha

Praga, República Tcheca

Barcelona, Espanha

Lisboa, Portugal

Londres, Reino Unido

Florença, Itália

Amsterdã, Holanda

Berlim, Alemanha

Paris, França

Porto, Portugal

Viena, Áustria

Sevilha, Espanha

Veneza, Itália

Toledo, Espanha

Istambul, Turquia

Milão, Itália

Edimburgo, Reino Unido

Cracóvia, Polônia

Bruxelas, Bélgica

Dubrovnik, Croácia

Copenhague, Dinamarca

Marrakech, Marrocos

Split, Croácia

Málaga, Espanha

Nápoles, Itália

Valência, Espanha

Bruges, Bélgica

Dublin, Irlanda

Santiago de Compostela, Espanha

Munique, Alemanha

Nova York, EUA

Granada, Espanha

Cidade do México, México

Tóquio, Japão

Medellín, Colômbia

Estocolmo, Suécia

Hanói, Vietnã

Cartagena, Colômbia

Bilbau, Espanha

Kyoto, Japão

Córdoba, Espanha

Bratislava, Eslováquia

Buenos Aires, Argentina

Tirana, Albânia

Cusco, Peru

Santiago, Chile

Bucareste, Romênia

Liubliana, Eslovênia

Estrasburgo, França

Bordéus, França

Lima, Peru

Ghent, Bélgica

Varsóvia, Polônia

Cádiz, Espanha

Saragoça, Espanha

Zagreb, Croácia

Donostia-San Sebastián, Espanha

Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã

Valeta, Malta

Bogotá, Colômbia

Helsinque, Finlândia

Oslo, Noruega

Atenas, Grécia

Zurique, Suíça

Palma de Maiorca, Espanha

Osaka, Japão

Salamanca, Espanha

Sófia, Bulgária

Riga, Letônia

Antígua, Guatemala

Oviedo, Espanha

Fez, Marrocos

Lyon, França

Hoi An, Vietnã

Marselha, França

Colônia, Alemanha

Sarajevo, Bósnia e Herzegovina

Rio de Janeiro, Brasil

Arequipa, Peru

Kuala Lumpur, Malásia

Pamplona, Espanha

Catânia, Itália

Oaxaca, México

A Coruña, Espanha

León, Espanha

Nuremberg, Alemanha

Segóvia, Espanha

Santander, Espanha

Glasgow, Escócia

Las Palmas de Gran Canária, Espanha

Tarragona, Espanha

Bolonha, Itália

Verona, Itália

Alicante, Espanha

Sintra, Portugal

Montevidéu, Uruguai

Burgos, Espanha

Mérida, México


Postar um comentário

0 Comentários