A bióloga brasileira Yara Barros, de 59 anos, foi reconhecida nesta quarta-feira (30) com o Whitley Award, o mais prestigiado prêmio internacional na área de conservação da fauna e flora. A informação foi publicada originalmente pela Folha de S.Paulo.
A premiação, realizada em Londres, é considerada o “Oscar verde” e contempla seis conservacionistas de diferentes países com 50 mil libras esterlinas cada — o equivalente a cerca de R$ 380 mil — para aplicar em seus projetos no prazo de um ano.
Coordenadora há três décadas do projeto Onças do Iguaçu, Barros lidera ações de preservação da onça-pintada, espécie considerada criticamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica. O trabalho é desenvolvido no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e envolve pesquisa científica, ações de engajamento comunitário e influência em políticas públicas ambientais.
“Estou muito feliz pelo reconhecimento de 30 anos de carreira voltada à conservação”, declarou a bióloga à Folha. “O prêmio dá maior visibilidade para o projeto e mais chances de encontrar parcerias. O recurso nos permite ampliar nossas ações.”
Segundo ela, o valor recebido será direcionado para compra de equipamentos, contratação de pessoal, treinamento da equipe, realização de censo populacional e aquisição de armadilhas fotográficas — fundamentais para o monitoramento das onças na floresta. Atualmente, o projeto movimenta aproximadamente R$ 800 mil por ano para manter suas atividades.
A iniciativa é conduzida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com apoio do Parque Nacional do Iguaçu, Instituto Pró-Carnívoros e WWF Brasil. As ações cobrem uma área de 185 mil hectares e envolvem cerca de 400 visitas por ano a comunidades de dez municípios do entorno do parque. “O tempo inteiro a equipe está em contato com a comunidade. A gente captura as onças, coloca colares de monitoramento, analisa a presença de presas e promove a convivência entre pessoas e animais”, explicou.
Barros também enfatiza o esforço de educação ambiental. São distribuídos guias de coexistência e materiais sobre o manejo de carcaças, com o objetivo de prevenir conflitos entre humanos e felinos. “No ambiente natural, sem interferência, a tendência das onças é fugir das pessoas. Nas raras vezes em que as encontramos, elas desaparecem antes que dê tempo de pegar o celular para tirar uma foto”, relatou.
O reconhecimento internacional ocorre em meio a um episódio trágico ocorrido em abril, no Pantanal, onde o caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, morreu ao ser atacado por uma onça-pintada. Segundo Barros, o homem alimentava o animal de forma recorrente, o que pode ter provocado uma alteração comportamental grave. “Ele gostava do bicho, mas a onça não é domesticável. Foi uma tristeza, uma tragédia. Quando se oferece alimento ao animal silvestre, ele passa a viver em cativeiro com paredes invisíveis. Altera-se completamente a relação entre homem e onça.”
Além do trabalho com felinos, Yara Barros teve papel importante na tentativa de conservação da ararinha-azul, espécie hoje extinta na natureza e mantida apenas em cativeiro. Há 15 anos, quando passou a atuar na causa, restava apenas um exemplar livre no sertão da Bahia.
Pelo conjunto de sua trajetória, a bióloga também será homenageada nos Estados Unidos com o prêmio Wings – Women of Discovery, que celebra a contribuição de mulheres cientistas, exploradoras e conservacionistas. A cerimônia acontecerá em outubro.
Barros encerra sua fala destacando o papel coletivo da conquista: “A gente ganhou pelo bom trabalho que temos feito. Minha equipe está realmente fazendo a diferença na conservação da onça-pintada na Mata Atlântica. Esse prêmio é nosso”.
Fonte: Agenda do Poder
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários