Com desaceleração nos países ricos, economia mundial deve crescer apenas 2,9% em 2025 e 2026; EUA terão queda acentuada no ritmo de expansão
A economia global caminha para o crescimento mais fraco desde a recessão provocada pela pandemia de Covid-19, segundo projeções divulgadas nesta terça-feira (3) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com a entidade, sediada em Paris, a desaceleração será puxada, sobretudo, pela retração nas maiores economias do mundo — com os Estados Unidos entre os mais atingidos. As informações são do jornal O GLOBO.
Protecionimso trumpista
A OCDE atribui a fragilidade do cenário internacional à escalada protecionista liderada pelo ex-presidente e agora candidato Donald Trump. A entidade aponta que a guerra comercial promovida pelos Estados Unidos, com a imposição de tarifas e barreiras ao comércio internacional, está minando a confiança dos mercados e reduzindo o volume de investimentos produtivos.
“A combinação de barreiras comerciais e incertezas está afetando a confiança e freando os investimentos”, aponta o relatório. A organização ainda ressalta que o aumento do protecionismo vem impulsionando as pressões inflacionárias em várias partes do mundo. Por isso, considera que novos acordos internacionais de livre comércio serão “essenciais” para destravar investimentos e conter a alta dos preços.
Na projeção mais recente, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global deve ser de apenas 2,9% tanto em 2025 quanto em 2026. Se confirmado, esse desempenho representará o mais fraco avanço da economia mundial desde o auge da crise sanitária em 2020. Desde então, todas as projeções anteriores haviam mantido o crescimento acima da marca simbólica de 3%.
Estados Unidos: freio mais brusco
O relatório destaca a situação dos Estados Unidos, cuja economia deverá desacelerar de 2,8% em 2024 para 1,6% em 2025 e 1,5% em 2026. A OCDE estima que a inflação permanecerá em níveis elevados, o que deve impedir o Federal Reserve (Fed), banco central estadunidense, de cortar as taxas de juros ao longo deste ano. Esse cenário torna o crédito mais caro e limita o consumo e o investimento privado, agravando a desaceleração.
A entidade vê com preocupação os efeitos colaterais da política tarifária estadunidense, não só para a economia dos EUA, mas também para parceiros comerciais e cadeias produtivas globais, especialmente diante da incerteza eleitoral no país.
G20 em desaceleração
Além dos EUA, a OCDE também revisou para baixo as estimativas de crescimento para a maioria dos países do G20 — grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. O relatório completo apresenta a nova projeção individualizada de crescimento para cada membro do grupo, refletindo o impacto conjunto de juros elevados, inflação persistente e entraves ao comércio internacional.
As previsões da OCDE reforçam os alertas de outras instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, sobre os riscos de um ambiente econômico global mais fragmentado e marcado por tensões comerciais, aumento de custos e instabilidade política.
A organização conclui seu relatório com a recomendação de que os países avancem em medidas coordenadas para garantir previsibilidade, restaurar a confiança dos investidores e preservar a estabilidade macroeconômica diante de um ciclo global mais restritivo.
A previsão para os países do G20 em 2025
Índia: 6,3%
Argentina: 5,2%
China: 4,7%
Indonésia: 4,7%
Turquia: 2,9%
Espanha: 2,4%
Brasil: 2,1%
Austrália: 1,8%
Arábia Saudita: 1,8%
Estados Unidos: 1,6%
Reino Unido: 1,3%
África do Sul: 1,3%
Canadá: 1,0%
Rússia: 1,0%
Coreia do Sul: 1,0%
Japão: 0,7%
Itália: 0,6%
França: 0,6%
México: 0,4%
Alemanha: 0,4%
A previsão para os países do G20 em 2026
Índia: 6,4%
Indonésia: 4,8%
Argentina: 4,3%
China: 4,3%
Turquia: 3,3%
Arábia Saudita: 2,5%
Austrália: 2,2%
Rússia: 2,2%
Espanha: 1,9%
Brasil: 1,6%
Estados Unidos: 1,5%
África do Sul: 1,4%
Alemanha: 1,2%
Canadá: 1,1%
México: 1,1%
Reino Unido: 1,0%
Itália: 0,9%
Japão: 0,7%
França: 0,7%
Coreia do Sul: 0,4%
AGENDA DO PODER
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários