Presidente da Alerj não comparece à cerimônia de sanção do Estatuto das Blitzes e alimenta especulações sobre desgaste com o governador
Uma das ausências mais notadas na cerimônia de sanção do Estatuto das Blitzes (Lei 10.900/2025), realizada nesta quarta-feira no Palácio Guanabara, foi a do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil).
Apesar de ter sido convidado oficialmente, o chefe do Legislativo estadual não compareceu ao evento, fazendo aumentar as especulações sobre o rompimento político entre ele e o governador Cláudio Castro.
A cerimônia, que marcou a sanção de uma das leis mais aguardadas pela base governista – em especial os deputados da “tropa de choque” de Bacellar, Alan Lopes e Filippe Poubel, ambos do PL, e Rodrigo Amorim (União Brasil) – aconteceu sem a presença de um de seus principais articuladores. Foi Bacellar o responsável por encaminhar o texto à Alerj enquanto ocupava o cargo de governador em exercício.
Exoneração de secretário iniciou a crise
A relação entre Castro e Bacellar estaria estremecida desde o início de julho, quando o presidente da Alerj, também no exercício do governo, exonerou o então secretário estadual de Transporte, Washington Reis. Desde então, segundo bastidores, os dois não estariam mais se falando diretamente.
A decisão de Bacellar causou incômodo no Palácio Guanabara, expôs um racha na base aliada e incomodou a família Bolsonaro, abrindo uma crise política com reflexos ainda sentidos.
O evento desta quarta-feira, considerado estratégico para o Executivo estadual, seria uma oportunidade de demonstração de unidade, o que acabou não se concretizando com a ausência do parlamentar.
Exoneração no Detro
Outro fato relevante do dia foi a exoneração de Leonardo de Lima Matias da presidência do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro-RJ), confirmada horas antes da cerimônia. Matias era um dos nomes que vinham sendo alvo de críticas de deputados estaduais.
Em maio de 2023, durante depoimento à CPI dos Serviços Delegados da Alerj, ele declarou que havia sido indicado ao cargo pelo deputado Rosenverg Reis (MDB), irmão do ex-secretário.
A exoneração ocorre em meio ao acirramento de tensões entre o Legislativo e o Executivo e é vista como uma tentativa do governo de conter as insatisfações parlamentares.
A nova legislação sancionada por Castro estabelece regras para a realização de blitzes de fiscalização de trânsito em todo o estado, proibindo, por exemplo, operações em horários de pico e exigindo a identificação dos agentes envolvidos.
Fonte: agendadopoder.com.br
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários