O deputado estadual Thiago Rangel (Avante) protocolou, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), uma Indicação ao governador Cláudio Castro (PL) e à Secretaria de Estado de Saúde solicitando a adoção das medidas necessárias para possibilitar que municípios sem hemocentros possam firmar convênios com clínicas particulares. o parlamentar sugere que a parceria seja, preferencialmente, no próprio município ou em municípios próximos.
Segundo Rangel, a medida irá garantir a ampliação dos serviços de hemoterapia e incentivar a doação voluntária de sangue. “Essa iniciativa pretende ampliar o acesso à saúde, reduzir o tempo de espera, minimizar deslocamentos de pacientes e incentivar a doação voluntária de sangue”, defende. O deputado explica que a ação pode ser possível por meio de uma parceria entre estados e municípios.
A proposta pretende beneficiar principalmente municípios pequenos do interior do estado, onde moradores precisam enfrentar longos deslocamentos para ter acesso ao processo de hemoterapia. A Indicação Nº 5772/2025 foi encaminhada ao governador no início de setembro.
0 Comentários