Rodrigo Manga é investigado na Operação Copia e Cola, que apura desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em contratos da prefeitura
O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias por decisão judicial nesta quinta-feira (6). A medida ocorre no âmbito da segunda fase da Operação Copia e Cola, deflagrada pela Polícia Federal para investigar supostas irregularidades em contratos da Secretaria de Saúde do município.
Com o afastamento, o vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assume interinamente o comando da prefeitura. A Câmara Municipal de Sorocaba também foi notificada da decisão judicial.
Mandados e prisões
Segundo a Polícia Federal, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Entre os presos está o empresário Marco Silva Mott, amigo de Rodrigo Manga, apontado pelos investigadores como lobista e suspeito de lavar dinheiro em contratos da prefeitura.
A PF também informou que a Justiça determinou o bloqueio e a indisponibilidade de bens de alguns investigados, no valor de aproximadamente R$ 6,5 milhões. As medidas incluem a suspensão do exercício da função pública do prefeito e a proibição de contato com outros investigados.
Em nota, a defesa de Mott criticou a ação policial. “A prisão ocorreu em virtude de conjecturas e suposições da polícia judiciária. A defesa irá esclarecer os equívocos. Além disso, trata-se de medida desnecessária, pois nosso cliente sempre esteve à disposição das autoridades e já prestou esclarecimentos iniciais. Desse modo, traremos esses pontos ao tribunal que poderá compreender melhor os fatos”, declarou a equipe jurídica do empresário.
Operação Copia e Cola
A operação é um desdobramento da investigação iniciada em abril deste ano, que visa desarticular uma organização suspeita de desviar recursos públicos destinados à área da saúde por meio de uma Organização Social (OS) contratada pela prefeitura. A análise dos materiais apreendidos na primeira fase levou à identificação de novos envolvidos, entre pessoas físicas e empresas.
Os investigadores afirmam que foram encontradas evidências de superfaturamento, contratos fraudulentos e possível direcionamento de licitações. A PF também apura se parte dos valores desviados foi usada para financiar campanhas políticas.
Manga reage e fala em perseguição política
Rodrigo Manga, que estava em Brasília no momento em que foi afastado, se manifestou nas redes sociais após a decisão judicial. Em vídeo publicado em suas contas oficiais, o prefeito disse ser vítima de perseguição política e sugeriu que sua crescente visibilidade o teria tornado alvo de adversários.
“Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. Eu aqui em Brasília, ontem eu fui em frente o Palácio da Justiça, falei que tem que colocar o Exército na rua, rodei o Congresso, os deputados me receberam super bem, falando: ‘Manga, cuidado, está aparecendo muito, estão tentando aí’. O que a gente ouve de bastidores é que os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles e você tem sido uma ameaça, tanto na questão do Senado, como em outros cargos. Gente, não deu outra”, afirmou.
Perfil e trajetória política
Eleito em 2020, Rodrigo Manga construiu sua carreira política após dois mandatos como vereador. Antes de ingressar na vida pública, trabalhava como vendedor de veículos em Sorocaba e ficou conhecido por divulgar vídeos carismáticos e de forte apelo popular nas redes sociais.
Formado em marketing, o prefeito transformou a comunicação digital em uma de suas principais ferramentas de visibilidade. Seus vídeos sobre ações do governo municipal alcançaram milhões de visualizações, mas também foram alvo de críticas e questionamentos do Ministério Público, que apontou a divulgação de informações incorretas em algumas publicações.
Nos últimos anos, Manga se tornou uma figura de destaque político no estado, com aparições frequentes em programas de rádio e televisão e convites para disputar cargos de maior projeção, incluindo o Senado.
Fonte: agendadopoder.com.br
.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários