A concessionária de energia Enel foi proibida pela Justiça de cortar energia dos consumidores de Arraial do Cabo pelo período de 30 dias. A decisão é da Vara Única da Comarca do município, que acolheu Ação Civil Pública proposta pela Prefeitura de Arraial do Cabo.
A ação foi apresentada por causa dos recorrentes problemas no fornecimento de energia elétrica na cidade. A sentença, proferida na sexta-feira (06), reconheceu falhas no serviço e determinou medidas imediatas para melhoria do abastecimento. Entre as determinações para a concessionária estão a obrigação de restabelecer o fornecimento de energia em até duas horas para consumidores essenciais, como serviços de saúde, comércios e residências de idosos ou pessoas que necessitam de tratamento especial, sob pena de multa de R$ 500,00 por hora de atraso. Para os demais consumidores o prazo determinado foi de até quatro horas, com reforço de equipes técnicas.
A sentença também determina que a concessionária se abstenha de nos próximos 30 dias, realizar qualquer corte de energia em qualquer unidade consumidora, sob multa de R$ 1.000,00 por descumprimento. A ação foi movida em fevereiro de 2024, com o objetivo de exigir da concessionária um serviço mais eficiente, com maior agilidade e apresentação de um plano de contingência para evitar apagões e picos de luz. A decisão está sujeita a recurso.
“Um fornecimento de energia de qualidade é fundamental para garantir o bem-estar da população, o funcionamento de serviços essenciais e o desenvolvimento comercial de Arraial do Cabo. As interrupções frequentes afetam negativamente o comércio local e diretamente o cidadão, gerando muitas perdas financeiras. Esses apagões podem causar desperdício de alimentos perecíveis e redução no fluxo de clientes, impactando até mesmo atividades turísticas, como no setor de hotelaria. Garantir um fornecimento eficiente, contínuo e acessível é um dever das concessionárias, por isso entramos com essa ação pensando em assegurar os direitos da população cabista”, disse Marcelo Magno, prefeito de Arraial do Cabo.
A população deve ficar atenta. Em caso de descumprimento, o morador precisa informar ao PROCON do município para que a procuradoria informe ao juízo e tome as medidas cabíveis na decisão. É necessário apresentar a documentação que comprove a infração da concessionária. O contato poderá ser feito presencialmente na Av. Leonel de Moura Brizola, s/n – Centro ou pelo WhatsApp 22 2622-1417. O atendimento é das 09h às 12h e das 14h às 17h.

.png)
Cavil
Reis Contabilidade
Rafael
Sabores do Líbano
Léo Lanches
Picolé
jo modas
EUDORA
CBJ
AMBIENTAL
REVITALE
WALDINEI
Beirute
SERGIO IMOVEIS
BOM GAS
POSTO CAVIL
EMPORIUM
VITAL TELEFONIA
SANTA PICANHA
TONINHO SEGUROS
JÔ DOCES
NOVA LIDER
ZERO GRAU
TAXI GILMAR
LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
STUDIO SABRINA SALIM
RESTAURANTE VARANDÃO
INOVAR
VANUSA MODA FEMININA
PICOLÉ + FRUTA
FAUSTO DESPACHANTE
CDC - Centro de Desenvolvimento e Capacitação
PADARIA DO TONICO
GESSO MASTER
ATON ENERGIA SOLAR
BRAGA GÁS E ÁGUA
EURODA
DESENTUPIDORA
BORRACHARIA BOM JESUS
MOTOBOY BOM JESUS
GRAVAÇÃO DE VINHETAS
JET CARIMBOS
0 Comentários